Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46034
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Patrícia | por |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | por |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | por |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T08:53:16Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T08:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46034 | - |
dc.description.abstract | Para muitas crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, as tecnologias de apoio podem ser um interface de comunicação ajudando na funcionalidade, no controlo do meio envolvente e no domínio sócio afetivo, potenciando a aprendizagem e autonomia. Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa estão a renovar-se e podem usufruir das possibilidades que a tecnologia oferece. Essa renovação acarreta desafios, mas também vantagens. Nesta investigação, cuja abordagem metodológica é quantitativa e exploratória, recorremos ao inquérito por questionário distribuído a nível nacional como instrumento de recolha de dados. Os sujeitos alvo foram os professores especializados a desempenhar funções em unidades de Educação Especial. O principal objetivo deste estudo foi conhecer a perspetiva dos professores no que se refere à utilização, potencialidades e condicionantes das tecnologias da informação na comunicação aumentativa e alternativa. Concluímos que os professores se preocupam em fazer formação regular e na área das tecnologias, ainda que nos cursos de formação inicial a mesma seja considerada insuficiente. São conhecedores da maioria das soluções tecnológicas apresentadas e são utilizadores assíduos de tecnologia na sala de aula, bem como de tecnologias de apoio para a Comunicação Aumentativa e Alternativa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa | por |
dc.subject | CAA | por |
dc.subject | Necessidades educativa especiais | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo de caso em unidades de educação especial | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 8 a 10 de maio de 2017 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 1921 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chalenges_2017_PP-MJG-AS.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons