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https://hdl.handle.net/1822/45965
Título: | Avaliação do impacto das degradações no ruído pneu-pavimento |
Autor(es): | Oliveira, A. Freitas, Elisabete F. Martins, Francisco F. Torres, H. |
Palavras-chave: | Ruído pneu-pavimento CPX Degradações LAeq Data mining |
Data: | Fev-2017 |
Editora: | Institute for Research and Technological Development in Construction Sciences (ITECONS) |
Citação: | Oliveira A., Freitas E. F., Martins F. F., Torres H. Avaliação do impacto das degradações no ruído pneu-pavimento, Acustica2017 - Simpósio de acústica e Vibrações, 2017 |
Resumo(s): | O ruído pneu-pavimento é a principal fonte de ruído nos veículos a velocidades superiores a 40 km/h, sendo de forma indireta um grande contribuinte para o ruído ambiental. Como as degradações existentes na superfície dos pavimentos provocam alterações nas suas características, torna-se importante o estudo da influência destas no ruído pneu-pavimento. Assim, neste estudo, recorrendo ao método da proximidade imediata (CPX) e a uma técnica de Data Mining, designada de Máquinas de Vetores de Suporte, para a modelação do ruído, avaliou-se a importância de degradações tais como o fendilhamento, a pele de corocodilo e a desagregação na geração do ruído pneu-pavimento. Confirmou-se assim que as patologias têm uma contribuição relevante para o ruído pneu-pavimento, o que justifica ter em conta o estado de degradação do pavimento quando se pretende estimar os níveis de ruído pneu-pavimento. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45965 |
Versão da editora: | http://www.acustica2017.uc.pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2579-acusticaEF.pdf | 843,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |