Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45850
Título: | À descoberta da escrita criativa: uma professora do outro lado do espelho |
Outro(s) título(s): | Discovering creative writing: a teacher on the other side of the mirror |
Autor(es): | Magalhães, Vera Lúcia da Costa |
Orientador(es): | Sousa, Carlos Alberto Mendes |
Data: | 11-Jan-2017 |
Resumo(s): | A escrita apresenta um papel central em contexto educativo. No entanto, o
desenvolvimento das competências relacionadas com esta área apresenta,
frequentemente, entraves, como a extensão dos programas, o elevado número de
alunos por turma e até a sua resistência à redação textual.
Tendo em consideração estes fatores, desde a conclusão da Licenciatura em
Ensino de Português, que procuro aprofundar os meus conhecimentos nesta área.
Neste relatório, abordámos o conceito de escrita criativa nas suas múltiplas perspetivas,
a importância da criatividade na escola e procurámos explicitar o modo como
trabalhámos a escrita nas várias funções desempenhadas (docente, formadora,
coautora de manuais escolares, dinamizadora de ateliês de escrita criativa, formadora
de professores). Assim, apresentamos as várias atividades de escrita que
desenvolvemos ou aplicámos, apresentando o seu contexto e comentando a sua forma
de aplicação, os resultados e os aspetos em que estas poderiam ser melhoradas. Com
base nestas experiências, procurámos indicar, na última parte deste trabalho, os
elementos que deverão constituir uma atividade de escrita para melhor desenvolver as
competências dos alunos. Writing has a central role in the educational context. However, the development of skills related to this area presents, often, obstacles, as the extension of programs, the high number of students per class and even their resistance to textual redaction. Taking into account these factors, since the conclusion of the Degree in Portuguese Teaching, I try to deepen my knowledge in this area. In this report, we addressed the concept of creative writing in their multiple perspectives, the importance of creativity in school and we tried to explain how we worked writing in the various duties performed (teacher, trainer, joint author of textbooks, animator of creative writing workshops, teacher trainer). Therefore, we present the various writing activities that we have developed or have applied to, describing their context and commenting on its way of application, the results and the ways in which these could be improved. Based on these experiences, we sought to indicate, in the last part of this work, the elements which should be part of a writing activity to better develop students' skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de prática profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45850 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório.pdf | Tese | 3,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |