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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.contributor.authorLopes, Alicepor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.date.accessioned2017-05-05T14:57:17Z-
dc.date.available2017-05-05T14:57:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZamith-Cruz, J., Lopes. A., & Carvalho, M. L. (2016). Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: O que nos dizem as narrativas dos profissionais. Pesquisa Qualitativa, 4(6), 353-367.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45532-
dc.description.abstractCom o recurso ao software MAXQDA12, realizou-se um Estudo de Caso documentado, junto de profissionais sobre a autonomia desejada de jovens, residentes em Lares de Infância e Juventude (LIJ’s). Foram efetuadas 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos, em Braga – Portugal. Comentados os segmentos de texto, as perceções da individualidade a favorecer e ambicionada para os mais jovens residentes de longa duração, conduzem a conclusões em que se apreendem exigências de suporte emocional nas relações prévias, em que seja prioritária a reciprocidade, a confiança e a proximidade. Acresce que as normas de um LIJ implicam a estabilidade de espaços e de tempos comunitários, mas os resultados demonstram que as exigências não mudam, após a saída da instituição.por
dc.description.abstractWith the use of MAXQDA 12 software, a documented case study was carried out with professionals about the desired autonomy of young people living in long-term Foster Care Homes (FCH’s). We performed, and commented, 14 semi-structured interviews, open-closed and standardized, to educators and technicians, in Braga - Portugal. The segments of texts - units of meaning – are about prceptions of desired individuality for the youngest residents, and lead to conclusions on emotional support requirements in previous relationships, given priority to reciprocity, trust and closeness. In addition, the rules of a FCH imply the stability of community spaces and times, but the results demonstrate that the requirements do not change after young adults leave the institution.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectResidências de acolhimentopor
dc.subjectSoftware MAXQDApor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectFoster carepor
dc.titleEducação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionaispor
dc.title.alternativeEducation for autonomy in children and youth institutions: what they say the professional's narrativepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/58por
oaire.citationStartPage353por
oaire.citationEndPage367por
oaire.citationIssue6por
oaire.citationTitlePesquisa Qualitativapor
oaire.citationVolume4por
dc.identifier.eissn2525-8222por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalPesquisa Qualitativapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

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