Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45493

TítuloO repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
Outro(s) título(s)The repertoire for chordophones fingering as source of learning in musical sciences teaching: the case of mandolin
Autor(es)Rodrigues, David Emanuel Guedes
Orientador(es)Lessa, Elisa Maria
Palavras-chaveBandolim
Ciências musicais
Ensino
Mandolin
Musical sciences
Teaching
Data13-Dez-2016
Resumo(s)O Projeto de Intervenção Pedagógica: O Repertório para Cordofones Dedilhados como Fonte de Aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: O Caso do Bandolim, que surge no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, foi colocado em prática no Conservatório de Música do Porto nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. A divulgação e conhecimento do bandolim e do seu repertório foram os objetivos iniciais que deram mote ao desenvolvimento e aplicação deste projeto assumindo o pressuposto de que a música de plectro carece da divulgação referida e de que o “bandolim” que se coloca no entendimento geral difere um pouco daquele que a sua génese e história anteviam que acontecesse. Com o decorrer do estágio e da investigação este paradigma foi-se mostrando mais claro e próximo da realidade, contudo foi ficando igualmente mais claro que a integração do bandolim no contexto quotidiano do público-alvo não seria um processo arriscado ou moroso pela veemente recetividade dos intervenientes. Se, por um lado, a utilização dos factos históricos que envolvem o bandolim se mostrou uma útil forma de consolidar conhecimentos e satisfazer os objetivos iniciais, por outro, a utilização prática do mesmo em contexto adequado revelou as suas potencialidades enquanto ferramenta didática. De um modo geral, este estudo visa a compreender intervenções e interações de várias ordens que, dando um evidente destaque o bandolim e ao seu repertório, revelem as suas competências e salvaguardem a natureza das Ciências Musicais.
The Project of Pedagogical Intervention: The Repertoire for Chordophones Fingerings as Source of Learning in Musical Sciences Teaching: The Case of Mandolin, that it occurs in the opportunity of the plan of studies of the Master Degree in Education of Music of Minho University, was put in practice in the Conservatory of Music of Porto in the subjects of History of the Culture and the Arts and Musical Education. The disclosure and defence of mandolin and its repertoire had been the initial purposes that had given tagline to the development and application of this project assuming that the plectrum music lacks of the mentioned revelation and that the “mandolin” we know in common sense differs a bit from that one that in its genesis and history predicted that could happen. During the period of training and the inquiry, this paradigm was showing more clearly and akin to the reality, however it was clearly that the integration of the mandolin in the daily context of the public-target would not be a risky or a time-consuming process for the vehement openness of the participating ones. While on the one hand the use of the historical facts that involve the mandolin showed a valuable procedure to consolidate knowledge and to satisfy the initial purposes, for another one, the practical use of the same in a satisfactory context revealed its potential as a didactic tool. In a general way, this study aims to understand interferences and connections of some orders that, giving a manifest highlight to the mandolin and to its repertoire, they could reveal its skills and take the safeguard of the nature of Musical Sciences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45493
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
David Emanuel Guedes Rodrigues.pdf3,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID