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TítuloVisão dos profissionais sobre as relações de vinculação no contexto institucional
Outro(s) título(s)Professionals view of attachment in institutional context
Autor(es)Lopes, Alice
Cruz, Judite Zamith
Palavras-chaveVinculação
Crianças/jovens
Residências de acolhimento
Técnicos/educadores
Attachment
Children/youth
Foster care homes
Technicians and educators
Data2016
EditoraAletheia - Associação Científica e Cultural
Resumo(s)Crianças e jovens são retirados de famílias por abuso sexual, maus tratos e negligência de pais ou familiares, além de morte dos progenitores. Por esses motivos, são referenciadas em situação de risco/perigo por instâncias como as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e colocadas, nomeadamente, em Lares de Infância e Juventude (LIJs). Na região Norte de Portugal - Distrito de Braga, de acordo com tipologia de situações de perigo, fornecida pela CPCJ-Braga, foram registados 241 circunstâncias adversas para separação obrigatória de pais, somente em 2012. A investigação qualitativa, inicial e exploratória, com o Método de Estudo de Casos (Yin, 2005), com onze entrevistas semiestruturadas, por questões abertas-fechadas e uniformizadas, teve o objetivo global de conhecer as perceções de profissionais de três residências de acolhimento (LIJ), designadas instituição C (mista), instituição D (meninos), e instituição E (meninas). As questões foram colocadas sobre o atendimento psicossocial, para domínios como os procedimentos de atendimento inicial e prolongado, as intervenções e os significados atribuídos aos cuidados prestados: afetos partilhados, direitos de crianças e futuros destas. Através de Análise de Conteúdo (Bardin, 2008; Cohen et al., 2007) obtivemos respostas em relação a vínculos entre profissionais e jovens (Bowlby, 1988), sobre a problemática individualização de jovens, educados em grandes grupos, o funcionamento institucional com normas e o acompanhamento por adultos, enquadrando os relacionamentos de eleição e as mudanças educativas junto de jovens vulneráveis.
Children and adolescents are taken to households by sexual abuse, mistreatment and neglect of parents or relatives, or death of the parents. For these reasons they are referenced at risk/danger by services such as the Committees on Children and Youth Protection (CPCJ) and placed, in particular, in Foster Care Homes. In Northern Portugal - Braga, according to type of danger, provided by CPCJ-Braga, were recorded 241 adverse circumstances for mandatory separation of parents, only in 2012. The qualitative research, initial and exploratory, by Study Cases Method (Yin, 2005), with eleven semi-structured interviews, standardized and open-ended questions, had the main objective of knowing the perceptions of professionals from three Foster Care Homes, designated as institution C (mixed), D institution (for boys), and institution E (for girls). The questions were raised about the psychosocial care, to areas such as care procedures, interventions and meanings of care: shared affections, children rights, and future. Through Content Analysis (Bardin, 2008; Cohen et al., 2007) we obtained answers in relation to bonds between adults and children/youth (Bowlby, 1988), difficult individualization of youth people educated in larges groups, norms of organizational functioning, and monitoring for adults, focused on elected relationships, and educational changes for vulnerable youth.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45473
ISBN978-972-697-267-9
DOI10.17990/Axi/2016_9789726972679_189
Versão da editorahttp://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?id_product=942
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lopes&Zamith-Cruz2016_Visao_dos_profissionais....pdf
Acesso restrito!
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