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https://hdl.handle.net/1822/45393
Título: | Práticas profissionais em processos de reunificação familiar: um estudo com profissionais das casas de acolhimento residencial |
Outro(s) título(s): | Professional practices in family reunification processes: a study with professionals of residential care units |
Autor(es): | Ferreira, Soraia Martins |
Orientador(es): | Almeida, Ana Maria Tomás de |
Palavras-chave: | Acolhimento residencial Reunificação familiar Intervenção socioeducativa Intervenção familiar Práticas profissionais Residential care Family reunification Socio-educational intervention Family intervention Professional practice |
Data: | 22-Dez-2016 |
Resumo(s): | Apesar de os dados recolhidos pelo Instituto da Segurança Social, I.P. indicarem que a
Reunificação Familiar é o segundo projeto de vida mais aplicado em Portugal, continua a notarse
que o número de crianças e jovens em acolhimento mantém a tendência em alta no qual, por
sua vez, cerca de 1 em 10 corresponde à taxa de reentradas no sistema no último ano. Nesta
sequência, a presente investigação tem por objetivo estudar os processos socioeducativos que
promovem a reunificação familiar no contexto do acolhimento residencial em Portugal. Para a
sua concretização foi disponibilizado, na plataforma do Google Drive, a versão online de um
questionário criado especificamente no âmbito da presente investigação para responder aos
objetivos do estudo e que foi aplicado junto dos profissionais das equipas técnicas das casas de
acolhimento residencial nos Distritos de Aveiro, Porto e Viseu. O anonimato e confidencialidade
dos dados recolhidos foram assegurados pelos investigadores.
Participaram no estudo 91 profissionais dos três Distritos, sendo a amostra não probabilística.
No tratamento dos dados recorreu-se ao programa informático Statistical Package for the Social
Sciences (IBM-SPSS), versão 22.
Os resultados do estudo indicam que os profissionais das casas de acolhimento residencial
tendem a procurar estabelecer relações de confiança com a família e a criança/jovem,
promovendo a sua participação no processo de reunificação, sobretudo, durante o período de
acolhimento (i.e., contatos e visitas dentro e fora das casas de acolhimento). Evidencia-se uma
menor intervenção destes profissionais nos momentos que precedem e sucedem o acolhimento.
De acordo com os resultados, a metodologia de intervenção grupal não é ainda privilegiada como
modalidade de intervenção por estes profissionais.
A importância do papel da família ao longo do processo de reunificação e a promoção da
investigação como recurso para a disseminação do conhecimento e implementação de boas
práticas poderão ser duas das implicações mais relevantes dos resultados deste estudo. Although data collected by the Instituto da Segurança Social, I.P (Social Security Institute) shows that family reunification is the second most referred life project in Portugal, an upward trend is still remarked in the number of children and young people in care, of which approximately 1 in 10 correspond to the tax of reentries in the system last year. Thus, the aim of this research was studying the socio-educational processes that promote family reunification in residential care in Portugal. In order to carry out this study, we launched an online survey on the Google Drive platform, which was specifically created in line with the goals of the present research and sent to technical staff professionals of residential care units in Aveiro, Porto and Viseu districts. Anonymity and confidentiality of the collected data was guaranteed. This study gathers data from 91 professionals from the above mentioned districts. The sample is a non-probabilistic sample. The data was processed using the version 22 of the IBM-SPSS (Statistical Package for Social Sciences) software. The results show that residential care unit professionals tend to establish relationships of trust with the family and the child, promoting their participation in the reunification process, especially during foster care (i.e., contacts and visits in and outside the residential unit). However, the results show that there is less intervention from professionals in the moments before and after care. Group intervention methodology is still not favoured as a typology of intervention by the surveyed professionals, as results have shown. Two relevant implications of this research towards intervention are the importance of the family’s role during the reunification processes and the promotion of collaborative research as a resource for disseminating knowledge and implementation of evidence-based practices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45393 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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