Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45340

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho-Araujo, Claisy Mariapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2017-04-18T12:08:59Z-
dc.date.available2017-04-18T12:08:59Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.identifier.issn0102-3772por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45340-
dc.description.abstractTendo como fundamento a psicologia do desenvolvimento humano, apresenta-se, neste artigo, uma ampliação conceitual à compreensão de competência. Esse é um termo polissêmico, com multiplicidade de concepções epistemológicas, éticas e ideológicas que imprimem complexidade aos processos formativos, especialmente em relação à formação pessoal e profissional na educação superior. Defende-se a noção de competência ancorada na mobilização intencional de diversos recursos próprios ao desenvolvimento humano: processos psicológicos, comportamentos, conhecimentos, afetos, crenças, habilidades, escolhas éticas e estéticas, que devem ser mobilizados pelo sujeito. Apresenta-se, a partir dessa ampliação, uma categorização de competências transversais e possibilidades para sua avaliação. A reflexão pode fundamentar uma atuação crítica de psicólogos e educadores para a mediação do desenvolvimento de competências dos atores do ensino superior.por
dc.description.abstractGrounded on human development psychology, this paper presents a conceptual expansion of the understanding about competence. This is a polysemic construct, with a wide range of epistemological, ethical and ideological concepts that reinforce the complexity of training processes, especially in relation to personal and professional training in the context of higher education. This paper defends the notion of competence rooted in intentional mobilization of various resources inherent to human development: psychological processes, behaviors, knowledge, emotions, beliefs, aptitudes, ethical and aesthetic choices that the subject must mobilize. From this conceptual expansion, a categorization of transversal competences and possibilities of assessment are presented. Analyses can support critical actions of psychologists and educators to mediate the development of competences of higher education actors.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcompetênciaspor
dc.subjectperfil profissionalpor
dc.subjectdesenvolvimento humanopor
dc.subjecteducação superiorpor
dc.subjectcompetencespor
dc.subjectprofessional profilepor
dc.subjecthuman developmentpor
dc.subjecthigher educationpor
dc.titleAbordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superiorpor
dc.title.alternativeApproach to competences, human development and higher educationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500211&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage10por
oaire.citationTitlePsicologia: Teoria e Pesquisapor
oaire.citationVolume32por
dc.identifier.eissn1806-3446por
dc.identifier.doi10.1590/0102-3772e32ne212por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalPsicologia: Teoria e Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abordagem de competencias_desenv humano e ES.pdf413,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID