Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45281

TítuloRegenerando o corpo e a mente: otimização da qualidade de vida nos idosos
Outro(s) título(s)Regenerating body and mind: optimizing the quality of life in the elderly
Autor(es)Lima, Nádia Vanessa Barbosa
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEnvelhecimento
Envelhecimento ativo
Qualidade de vida
Educação permanente
Investigação-ação participativa
Aging
Active ageing
Quality of life
Continuing education
Participatory action research
Data13-Fev-2017
Resumo(s)O sucessivo aumento da longevidade é não só um desafio à humanidade como também um sinal de êxito das sociedades modernas. E, portanto, buscamos tocar, transformar, uma realidade que está prenhe de significados, de uma identidade, de um sentido histórico e cultural. Neste contexto, o relatório aqui apresentado surge no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Esta investigação/intervenção designada “Regenerando corpo e mente: otimização da qualidade de vida nos idosos” foi realizado num Lar Residencial de uma Instituição de Solidariedade Social do concelho de Braga. Para o esboço deste projeto e considerando os objetivos inicialmente delineados, entendeu-se que o paradigma de intervenção/investigação mais adequado era o paradigma qualitativo, mais concretamente o paradigma interpretativo hermenêutico. A investigação-ação participativa enquanto metodologia que privilegia os discursos, os olhares, as perceções, e as vivências dos principais atores sociais, foi a metodologia que mais se adequou ao nosso projeto. Neste sentido, e a partir dos interesses e necessidades sentidas, foram criadas 5 oficinas promotoras e regeneradoras de algumas aptidões físicas e mentais comprometidas e facilitadoras da educação ao longo da vida. Sendo um projeto pensado e desenvolvido sob o olhar das pessoas e com as pessoas, a leitura dos resultados leva-nos a concluir que as atividades dinamizadas, permitiram fortalecer as relações entre os idosos, mas também permitiu que desenvolvessem uma participação mais ativa na organização e participação do seu tempo livre, levando a uma transformação individual e coletiva de permanente educabilidade e construção de saberes.
The progressive increase in longevity is not only a challenge to humanity as well as a sign of success of modern societies. Therefore, we seek to touch and transform a reality that is filled with meaning, an identity, a historical and cultural sense. In this context, this report was undertaken in the Master of Education, specialization area of Adult Education and Community Intervention. This research/intervention named "Regenerating body and mind: optimizing the quality of life in the elderly" was done in a Residential Home of a Social Solidarity Institution in the municipality of Braga. Considering the initially outlined objectives, we hold the qualitative paradigm, specifically the hermeneutical interpretive paradigm, as the most appropriate paradigm of intervention/research. Participatory action research, as a methodology that favors the communication, the viewpoints, the perceptions, and experiences of the main social actors, was the most suited methodology to our project. In this sense, taking into account the needs and interests, five workshops were created with the intent of promoting and regenerating some physical and mental skills that could facilitate education throughout life. Being a thought project and developed under the eyes of the people and with the people, appraising the results leads us to conclude that the undertaken activities strengthened relations among the elderly, but also allowed them to develop a more active participation in the organization and participation of their free time, leading to an individual and collective transformation of permanent educability and construction of knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45281
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nadia Vanessa Barbosa Lima.pdfRelatório de Estágio12,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID