Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45277
Título: | A avaliação da transferência da formação profissional numa instituição particular de solidariedade social |
Outro(s) título(s): | Evaluation of professional training transfer in a private social solidarity institution |
Autor(es): | Sousa, Vera Sofia Barbosa de |
Orientador(es): | Zão, Maria Emília Pinto Vilarinho Rodrigues de Barros |
Palavras-chave: | Formação profissional Formação em contexto de trabalho Avaliação da formação Transferência da formação Professional training Training in working context Evaluation of training Training transfer |
Data: | 27-Fev-2017 |
Resumo(s): | A formação tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante no
desenvolvimento profissional dos trabalhadores e das próprias organizações. Para que a formação
consiga de facto trazer desenvolvimentos é necessário que esta seja efetivamente transferida para
o contexto de trabalho, ou seja, é imprescindível que os trabalhadores apliquem os conhecimentos
obtidos através da formação na sua prática profissional.
Este estudo procurou perceber em que medida alguns trabalhadores da Santa Casa da
Misericórdia de Barcelos transferiram e aplicaram os conhecimentos adquiridos em formação e,
neste sentido, procurou-se entender se os trabalhadores transferiram a formação e se essa
transferência veio trazer melhorias no desempenho profissional, bem como entender quais os
fatores que influenciaram o processo de transferência.
O estudo, de natureza predominantemente qualitativa, incidiu sobre duas ações de
formação distintas e para a recolha de dados foram inquiridos 35 trabalhadores através de um
inquérito por questionário e realizadas cinco entrevistas, nomeadamente aos formadores, à
responsável pela formação e pelo departamento de recursos humanos da instituição e a um
representante institucional.
Tendo em conta a análise dos dados obtidos pode-se afirmar que as ações de formação
em análise foram relevantes e adequadas aos contextos de trabalho e que existiu transferência da
formação e melhoria do desempenho profissional dos trabalhadores. Training has been playing an increasingly important role in the professional development of workers and organizations. In order to bring developments through training, it is necessary to transfer it to the working context, so it is indispensable for workers to apply obtained knowledge through training in their professional practice. This study seeks to understand in what extent some Santa Casa da Misericórdia de Barcelos workers transferred and applied obtained knowledge through training and if that transfer brought improvements in the professional performance, as well as to understand which factors influenced the transfer process. The study, of mostly qualitative nature, focused on two distinct training sessions. To collect data, 35 people were surveyed through a questionnaire survey and five interviews were conducted, namely with the trainers, the responsible for training and the institutions’ human resources department, and the institutional representative. According to the obtained data analysis, it can be stated that the training sessions under analysis were relevant and adequate to the working contexts. There was training transfer and an improvement in the worker’s professional performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45277 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vera Sofia Barbosa de Sousa.pdf Acesso restrito! | 1,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |