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TítuloO autoconceito e a autoestima na dinâmica de motivação para a prática desportiva - Um estudo nos ensinos básico e secundário
Autor(es)Fonseca, Luís Alberto Cabral
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chavePrática desportiva
Autoconceito
Autoestima,
Motivação
Crianças
Jovens
Sports practice
Self-concept
Self-esteem
Motivation
Children
Youth
Data6-Dez-2016
Resumo(s)A prática desportiva é tanto cientificamente como existencialmente um fator de bem-estar individual/coletivo e de felicidade humana. Contudo, para que essa dinâmica motivacional seja elevada, o autoconceito e a autoestima têm também de estar em níveis elevados. Vários estudos (Calmeiro & Matos, 2004; Jiménez, 2004; Mota & Sallis, 2002; Sallis, 2000; Calmeiro, 1999) têm procurado perceber quais os fatores que impulsionam a prática desportiva. Contudo, as teorias que têm emergido no estudo da motivação permanecem parciais e fragmentadas, não apresentando explicações globalizantes e integrativas das diferentes perspetivas (Fernandes & Viana, 1989 citado por Araújo, 2009). A relação entre a motivação para a prática desportiva, o autoconceito físico e a autoestima continua por investigar e só recentemente se começaram a dar os primeiros passos para a sua compreensão. O presente estudo pretende ser um contributo para esse conhecimento. Foram inquiridos 400 alunos, de ambos os géneros, com idades entre os 10 e os 17 anos de idade, residentes em contextos distintos (urbano/ rural) da região Centro de Portugal. Os alunos preencheram um questionário sociodemográfico, uma escala de avaliação do autoconceito, uma escala de avaliação da autoestima e um questionário de motivação para a prática desportiva. Os dados recolhidos foram inseridos numa base de dados e tratados pelo programa estatístico SPSS. Os resultados mostraram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os géneros: os rapazes apresentam valores mais elevados de autoconceito, de autoestima e de motivação para a prática desportiva. Também foram evidentes as diferenças devidas à idade: as crianças mais novas apresentam valores mais elevados de autoconceito, de autoestima e de motivação para a prática desportiva. Interessante foi verificar que persistem diferenças no acesso à atividade desportiva nos contextos socioculturais estudados: o contexto urbano tem uma maior oferta de atividades físicas do que o contexto rural. Foi possível demonstrar que o autoconceito, a autoestima e a motivação para a prática desportiva aumentam com o nível de prática do atleta, com maiores benefícios no nível de competição e que existem efeitos significativos das variáveis pessoais, ambientais e das relacionadas com a atividade desportiva sobre o autoconceito, a autoestima e a motivação.
Practicing sports is both scientifically and existentially a factor of individual/collective well-being and human happiness. However, in order for this motivational dynamic to be high, self-concept and self-esteem must also be at high levels. Several recent studies (Calmeiro & Matos, 2004; Jiménez, 2004; Mota & Sallis, 2002; Sallis, 2000; Calmeiro, 1999) have investigated the factors that drive children and young people to engage in sport activities. However, the theories that have emerged in the study of motivation for sport activities remain partial and fragmented, with no significant globalizing and integrative explanations of different perspectives (Fernandes & Viana, 1989 citado por Araújo, 2009). The relationship between motivation for sport activities, physical self-concept and self-esteem continues unidentified and only recently studies began to take the first steps for its understanding. This study is intended to contribute for that knowledge. The sample of the present study included 400 students, boys and girls, aged between 10 and 17 years old, living in two different localities in the Central region of Portugal: a urban environmental and a more rural environmental. Students completed a socio demographic questionnaire, a physical self-concept scale, a self- esteem scale and motivation questionnaire for sports. The data gathered was inserted into a data bank and it was processed by the statistics software program SPSS. The results showed that there are statistically significant differences between the boys and girls: with boys revealing higher values of physical self-concept, self-esteem and motivation for sports. Likewise there were age differences: with younger children having higher average values physical self-concept, self-esteem and motivation for sports. It was interesting to see that differences in the access of sports activity between the two sociocultural contexts persistent: children and young people residing in the urban environment have a larger offer of physical activity than those from rural environment. It was also found that self-concept, self-esteem and motivation for sports increases with the level of practice, with higher benefits in the competition level of practice, and that there are significant effects of personal, environmental and related sports activity variables on the self-concept, self-esteem and motivation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Educação Física, Lazer e Recreação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45253
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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