Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45242

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorSilva, José Maurício Sousapor
dc.date.accessioned2017-04-04T14:54:03Z-
dc.date.available2017-04-04T14:54:03Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45242-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pretende descrever e analisar todos os procedimentos executados durante o ano de estágio curricular numa escola do distrito de Braga. O ser professor, neste caso de Educação Física, consiste num percurso de transmissão e absorção de conhecimentos teóricos e práticos, valores e deveres que serão fundamentais para o desenvolvimento saudável e feliz dos alunos. O professor é um orientador no caminho dos alunos, cabe-nos a nós conduzir o aluno durante o seu percurso escolar, através de métodos e instrumentos próprios e capazes de levar o aluno ao sucesso escolar. Na escola onde integrei o meu estágio acompanhei uma turma de 5º ano sub orientação da professora responsável, desenvolvi juntamente com outros estagiários e professores de Educação Física e de outras áreas, atividades constantes no plano anual de atividades da escola, acompanhei também um aluno com necessidades especiais do 5ºano, onde desempenhei o cargo de tutor. O relatório dividese em três partes: a primeira diz respeito à organização e gestão do processo de ensino e da aprendizagem; a segunda parte diz respeito à participação na escola e relação com a comunidade; a terceira parte diz respeito à investigação e desenvolvimento profissional. Nesta última parte de investigação o objetivo foi analisar a opinião dos professores de educação física e alunos do 2º ciclo sobre a duração das aulas que os primeiros lecionam e os segundos usufruem, percebendo assim se os níveis de satisfação correspondem às expectativas de ambos os grupos de controlo. Verificamos que o género não é determinante na adoção de comportamentos diferenciados quanto à forma como percebem a Educação Física. A carga horaria da disciplina de Educação Física deveria ser ampliada, esta é a opinião dos alunos inquiridos. Os professores consideram o aumento da carga horária no 2º ciclo, necessário e fundamental para um correto cumprimento das metas da atividade física.por
dc.description.abstractThis internship report is to describe and analyze all the procedures performed during internship in a school district of Braga. Being a teacher, in this case of Physical Education, is a route of transmission and absorption of theoretical and practical knowledge, values and duties that are essential to the healthy and happy development of the students. The teacher is a mentor on the student’s journey, it is up to us to lead the student during their school career, through methods and instruments able to bring the student to school success. The internship report it’s a mean to scrutinize the work throughout this academic year and acquired throughout my academic and professional career as well. In the school where I joined my internship I accompanied a group of 5th year under guidance of the responsible teacher, developed together with other trainees and teachers of physical education and other areas, activities included in the annual plan of school activities, also accompanied a 5th year student with special needs where I played the role of tutor. The report is divided into three parts: the first concerns the organization and management of the teaching process and learning; the second part concerns the participation in school and community relations; the third part concerns the research and professional development. In the latter part of research the aim was to analyze the opinion of physical education teachers and students of the 2nd cycle of the duration of the classes that the firsts teach and the seconds enjoy as they realize if the levels of satisfaction correspond to the expectations of both groups control. We found that gender is not a determining factor in the adoption of different behaviors as to how they perceive physical education. The hourly charge of Physical Education should be expanded, this is the opinion of surveyed students. Teachers consider the increased workload in the 2nd cycle, necessary and essential for the correct fulfillment of the goals of physical activity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectInternshippor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectPublic schoolpor
dc.titleQual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágiopor
dc.title.alternativeWhat is the opinion of teachers and students of the 2nd cycle of physical education classes on 45 and 90 minutes in public school: internship reportpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201657139por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Mauricio Sousa Silva.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID