Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45234

TítuloUma turma, um projeto, uma comunidade: uma experiência com eTwinning
Outro(s) título(s)One class, one project, one community: an experiment with eTwinning
Autor(es)Costa, Cátia Marlene Martins
Orientador(es)Teixeira, António Luís Valente de Sousa
Palavras-chaveInformática
eTwinning
Colaboração
Comunidade
Computing
Collaborating
Community
Data22-Fev-2017
Resumo(s)Nos últimos anos o mundo tornou-se numa aldeia global onde o uso das tecnologias de informação se tornou parte do nosso quotidiano. Desta forma, tornou-se imperativo proporcionar aos nossos alunos conhecimentos no uso de plataformas digitais semelhantes à apresentada neste documento (eTwinning) e consciencializá-los dos direitos e deveres que possuem enquanto internautas. A iniciativa eTwinning disponibiliza uma plataforma em que professores e alunos das várias escolas dos países europeus envolvidos trabalham colaborativamente, possibilitando-lhes a integração numa comunidade de aprendizagem na Europa. Este projeto de intervenção refere-se ao cumprimento de uma formalidade do curso de Mestrado em Ensino de Informática e foi implementado numa turma do oitavo ano do ensino básico composta por 21 alunos, na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação, abarcando as áreas curriculares de Francês, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Oficina de Cidadania, colaborando ativamente com o projeto eTwinning, a decorrer na escola “Nous Sommes tous des Européens”. O projeto de intervenção pedagógica decorreu ao longo do ano letivo e, teve como objetivo proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem virtual onde desenvolvessem o autoconhecimento e a partilha de informação, através de uma vasta diversificação de atividades (apresentações, vídeos, sessões de chat), nas quais foram promovidos comportamentos seguros e normas de conduta no que diz respeito ao uso das tecnologias e na Internet. Com o objetivo de colaborar diretamente com o projeto “Nous Sommes tous des Européens” a turma foi dividida em grupos, para desenvolver apresentações eletrónicas sobre várias instituições europeias.
In recent years, the world has become a global village in which the use of Information Technology has become part of our daily lives. This way, it has become imperative to provide our students with knowledge in the use of digital platforms similar to the one presented in this document (eTwinning) and make them aware of the rights and duties that they have as Internet users. The eTwinning initiative provides a platform in which teachers and students from various schools of European countries involved work collaboratively, enabling them to integrate into a community of learning in Europe. This intervention project refers to the completion of a formality of the Master course in Teaching of Computer Science and it was implemented in a class of 21 students of the eighth grade of basic education. Activities refer to Introduction to Information and Communication Technologies covering subject areas of French, Information and Communication Technologies (ICT) and Citizenship Workshop, collaborating actively with the eTwinning project "Nous Sommes tous des Européens "taking place in the school. The pedagogical intervention project took place throughout the school year and aimed to provide students with an environment virtual learning, which could help them develop self-knowledge and the sharing of information through a wide diversity of activities (presentations videos, chat sessions), in which safe behaviors and standards of conduct regarding the use of technologies and Internet were promoted. In order to collaborate directly with the project "Nous Sommes tous des Européens”, the class was divided into groups to develop electronic presentations on various European institutions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45234
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catia Marlene Martins Costa.pdf
Acesso restrito!
4,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID