Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45181
Título: | A improvisação na otimização da aprendizagem do saxofone no ensino especializado da música |
Outro(s) título(s): | Improvisation on optimizing the saxophone learning in specialized music teaching |
Autor(es): | Faria, Ana Margarida Leite de |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Improvisação Ensino especializado Saxofone Audiação Improvisation Specialized teaching Saxophone Audiation |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio decorre do projeto de intervenção
desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música pela
Universidade do Minho, implementado no ano letivo 2015/2016 na Escola
Profissional Artística do Vale do Ave no Grupo Disciplinar M18 (Saxofone) e
no Grupo Disciplinar M32 (Música de Câmara). A intervenção pedagógica
teve como objetivo otimizar o ensino/aprendizagem do Saxofone através
de práticas de improvisação. Para o efeito, foram exploradas no âmbito do
Instrumento práticas improvisatórias nos domínios do ritmo, melodia, e
harmonia, desenhados para o estímulo da criatividade no estudo
autónomo. No âmbito da Música de Câmara, foram desenhadas e
implementadas as atividades Relógio Musical, em que se explorou a
correspondência entre as 12 horas e os 12 sons; Qual o meu número de
telemóvel?, em que se promoveu a improvisação a partir da
correspondência entre sons e os dígitos de números de telefone; e O Bingo
vai à Escola, em que se implementaram práticas musicais a partir do jogo.
A Plataforma Edmodo e a elaboração do Livro de Bolso, repositório e manual
das atividades improvisação, foram também desenvolvidas com vista a
propiciar a autonomia individual no estudo diário do aluno. Os dados
recolhidos através dos questionários e das gravações das aulas,
permitiram concluir que a improvisação constituiu uma estratégia
metodológica útil no desenvolvimento da autonomia, criatividade, e
consciência crítica dos alunos na sua prática de estudo individual. The present internship report stems from the intervention project developed under the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho implemented in the academic year 2015/2016 at the Vocational Artistic School of Vale do Ave in the Disciplinary Group M18 (Saxophone) and disciplinary Group M32 (Chamber Music). The pedagogical intervention had as objective to optimize the teaching/learning for the saxophone through improvisation practices. For this purpose, improvisational practices in the areas of rhythm, melody, and harmony were designed within the scope of the Instrument, designed to stimulate creativity in autonomous study. In the scope of Chamber Music, the activities Musical Clock were designed and implemented, in which the correspondence between 12 hours and 12 sounds was explored. What is my mobile phone number, in which improvisation was promoted from the correspondence between sounds and the digits of telephone numbers; Bingo goes to School, in which musical practices have been implemented since the game. The Edmodo Platform and the preparation of the Pocket Book, repository and manual of the improvisation activities, were also developed with a view to promoting individual autonomy in the daily study of the student. The data collected through questionnaires and class recordings allowed us to conclude that improvisation was a useful methodological strategy in the development of autonomy, creativity, and critical awareness of students in their individual study practice |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45181 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Leite de Faria.pdf | 20,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |