Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45178
Título: | Harmonia e melodia: "duas faces da mesma moeda"; a linguagem musical na prática de guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | Harmony and melody: “both sides of the same coin”; the musical language in classical guitar practice |
Autor(es): | Ribeiro, David Louro |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Guitarra clássica Linguagem musica Harmonia Classical guitar Musical language Harmony |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | O domínio de conhecimentos relacionados com o discurso musical é um fator essencial
na formação de um músico. Um músico completo é aquele que domina não só as técnicas do
instrumento mas também os conteúdos relacionados com a linguagem musical.
O presente trabalho descreve a aplicação do projeto de intervenção pedagógica, realizado
no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que está direcionado para o
desenvolvimento de competências relacionadas com o texto musical, mais concretamente com o
texto harmónico.
Este projeto de intervenção tem com base a introdução de conceitos de audiação nas
aulas de guitarra clássica, com objetivo de enriquecer o programa das aulas de guitarra e de
desenvolver conhecimentos mais aprofundados acerca o discurso musical.
Os resultados obtidos revelam que é possível introduzir este programa nas aulas de
guitarra e que esta aplicação pode servir como forma de desenvolver os conhecimentos referidos. The domain of the knowledge related to the musical speech is an essential factor in the formation of a musician. A complete musician is the one who dominates not only the instrumental techniques but also the content related to the musical language. This paper describes the application of pedagogical intervention project, held at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga, which is intended to develop skills related to the understanding of musical language, specifically to the harmonic speech. This intervention project is based on the introduction of concepts that improve the understanding of the musical speech in classical guitar lessons in order to enrich the program of guitar lessons and to develop more in-depth knowledge of the musical speech. The results show that it is possible to introduce this program in guitar lessons and that application can serve as a way to develop the knowledge referred to. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45178 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David Louro Ribeiro.pdf Acesso restrito! | 3,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |