Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45177
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | por |
dc.contributor.author | Correia, Ana Carolina Lobo | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-30T13:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/45177 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, nos Grupos de Recrutamento M18 – Saxofone, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto as práticas e estratégias de desenvolvimento da articulação, procurando-se, designadamente, (1) identificar as práticas anteriores dos alunos; (2) implementar e desenvolver estratégias de desenvolvimento da articulação de acordo com a literatura existente; (3) promover a autonomia dos alunos fora do contexto de sala de aula, contribuindo com sugestões de atividades pedagógicas que os alunos poderão adotar no seu plano de estudo individual. No âmbito desses objetivos, foram implementados na Intervenção Pedagógica exercícios para trabalhar, primeiro, o staccato, e em segundo lugar, a combinação das articulações legato e staccato retirados do livro Hello Mr. Sax ou Paramètres du Saxophone (1989) de Jean-Marie Londeix. A Intervenção Pedagógica, com caráter metodológico de investigação-ação, foi avaliada através da observação participante e não-participante, questionários realizados aos alunos intervenientes e ao professor orientador cooperante, e gravações em formato áudio, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da autoconfiança e autonomia no estudo e na performance através da implementação dos exercícios e estratégias propostos. | por |
dc.description.abstract | The following report is developed within the scope of the Professional Internship of the Master in Music Education at the University of Minho and reflects the Educational Intervention held during the school year 2015/2016, at the Escola Profissional Artística do Vale do Ave, at the Recruitment Groups M18 – Saxophone, and M32 – Vocal Ensembles and/or Instrumental; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class. The Pedagogical intervention had as object the practices and the strategies of articulation development, looking for, specifically, (1) identify student’s previous practice; (2) implement and develop strategies of articulation development according to the existing literature; (3) promote student’s autonomy outside the classroom context, contributing with suggestions of educational activities that students can adopt in their individual study plan. Within these objectives, were implemented in the Pedagogical Intervention exercises to work, primary, the staccato, and secondly, the combination of legato and staccato articulations withdrawn from the book Hello Mr. Sax or Paramètres du Saxophone (1989) of Jean-Marie Londeix. The Pedagogical Intervention, with Research-Action methodological character, was evaluated through participant and non-participant observation, questionnaires performed to the intervenient students and the cooperative advisor teacher, and recordings in audio format, and it was found in the students a significant increase of self-confidence and autonomy in their study and performance through the implementation of the proposed exercises and strategies. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Articulação | por |
dc.subject | Saxofone | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Estudo Individual | por |
dc.subject | Articulation | por |
dc.subject | Saxophone | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Individual Study | por |
dc.title | O desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofone | por |
dc.title.alternative | Teaching and learning articulation technique on the saxophone | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201624230 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Carolina Lobo Correia.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |