Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45177

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.authorCorreia, Ana Carolina Lobopor
dc.date.accessioned2017-03-30T13:37:23Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45177-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2015/2016, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, nos Grupos de Recrutamento M18 – Saxofone, e M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objeto as práticas e estratégias de desenvolvimento da articulação, procurando-se, designadamente, (1) identificar as práticas anteriores dos alunos; (2) implementar e desenvolver estratégias de desenvolvimento da articulação de acordo com a literatura existente; (3) promover a autonomia dos alunos fora do contexto de sala de aula, contribuindo com sugestões de atividades pedagógicas que os alunos poderão adotar no seu plano de estudo individual. No âmbito desses objetivos, foram implementados na Intervenção Pedagógica exercícios para trabalhar, primeiro, o staccato, e em segundo lugar, a combinação das articulações legato e staccato retirados do livro Hello Mr. Sax ou Paramètres du Saxophone (1989) de Jean-Marie Londeix. A Intervenção Pedagógica, com caráter metodológico de investigação-ação, foi avaliada através da observação participante e não-participante, questionários realizados aos alunos intervenientes e ao professor orientador cooperante, e gravações em formato áudio, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da autoconfiança e autonomia no estudo e na performance através da implementação dos exercícios e estratégias propostos.por
dc.description.abstractThe following report is developed within the scope of the Professional Internship of the Master in Music Education at the University of Minho and reflects the Educational Intervention held during the school year 2015/2016, at the Escola Profissional Artística do Vale do Ave, at the Recruitment Groups M18 – Saxophone, and M32 – Vocal Ensembles and/or Instrumental; Orchestra; Chamber Music; Choir; Ensemble Class. The Pedagogical intervention had as object the practices and the strategies of articulation development, looking for, specifically, (1) identify student’s previous practice; (2) implement and develop strategies of articulation development according to the existing literature; (3) promote student’s autonomy outside the classroom context, contributing with suggestions of educational activities that students can adopt in their individual study plan. Within these objectives, were implemented in the Pedagogical Intervention exercises to work, primary, the staccato, and secondly, the combination of legato and staccato articulations withdrawn from the book Hello Mr. Sax or Paramètres du Saxophone (1989) of Jean-Marie Londeix. The Pedagogical Intervention, with Research-Action methodological character, was evaluated through participant and non-participant observation, questionnaires performed to the intervenient students and the cooperative advisor teacher, and recordings in audio format, and it was found in the students a significant increase of self-confidence and autonomy in their study and performance through the implementation of the proposed exercises and strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArticulaçãopor
dc.subjectSaxofonepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectEstudo Individualpor
dc.subjectArticulationpor
dc.subjectSaxophonepor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectIndividual Studypor
dc.titleO desenvolvimento da articulação no ensino-aprendizagem do saxofonepor
dc.title.alternativeTeaching and learning articulation technique on the saxophonepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201624230por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Lobo Correia.pdf2,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID