Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45093
Título: | Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan |
Autor(es): | Azevedo, Fernando Balça, Ângela Selfa Sastre, Moisés |
Editor(es): | Azevedo, Fernando Araújo, Alberto Filipe Araújo, Joaquim Machado |
Palavras-chave: | Clássico Peter Pan Valores |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | Fernando Azevedo, Ângela Balça e Moisés Selfa Sastre analisam um conjunto de oito capas da obra Peter Pan, buscando, nesses elementos paratextuais, percursos interpretativos adjacentes que complementam e, em alguns casos, subvertem ou anulam algumas das linhas de leitura dominantes que a tradição e as comunidades interpretativas lhe têm atribuídas. O ponto de partida dos autores é que a composição gráfica dos elementos paratextuais não é ingénua ou destituída de valores ideológicos. Escolher o que mostrar ou selecionar algo como elemento agregador constitui um ato deliberado do editor, a que se podem associar outras vozes como o ilustrador, o tradutor ou o adaptador. Os autores concluem que a análise dos paratextos mostra que esta é uma narrativa que pode ser lida numa pluralidade de perspetivas. Se a tónica dominante é a representação iconográfica das crianças voando sobre o céu da grande cidade, numa noite de luar, sugerindo a emancipação das mesmas face ao mundo dos adultos, noutras situações, o foco da atenção do leitor centra-se na perspetiva das aventuras, convidando o leitor a ativar determinados quadros de referência que, provavelmente, já farão parte da sua competência enciclopédica. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45093 |
ISBN: | 978-972-8952-42-6 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pages from Livro_PeterPan_Book1-2.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons