Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44676
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Ádila | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T12:03:23Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T12:03:23Z | - |
dc.date.issued | 2007-11 | - |
dc.date.submitted | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44676 | - |
dc.description.abstract | Resumo As interacções com mundos virtuais e com ferramentas associadas ao conceito de Web 2.0 são hoje realidades com as quais as crianças interagem e convivem de uma forma perfeitamente natural e que se vai reflectir “nas dimensões cognitiva e sócio-afectiva da aprendizagem e na sua relação com o saber” (Ramos, 2007, p. 273). A nosso ver, a integração curricular dessas tecnologias implica a adopção de novas metodologias de ensino-aprendizagem baseadas em paradigmas construtivistas e é nossa convicção que esta alteração de paradigma, com efeitos efectivos na prática pedagógica, deve ser considerada desde o Jardim-de-Infância. Com efeito, o Jardim-de-Infância não vive alheado destes fenómenos e tem vindo a compreender, gradualmente, que a integração e apropriação das tecnologias digitais por parte das crianças é um caminho sem retorno. Na perspectiva de Amante, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem ser entendidas “como um instrumento cultural ao serviço de experiências de aprendizagem educacionalmente relevantes.” (2007, p. 57). Neste contexto, concebemos, dinamizámos e divulgámos o blogue Da Janela do meu Jardim, disponível em http://dajaneladomeujardim.blog.com, no Jardim de Infância de Rio Côvo, Stª Eulália, que consideramos ser uma abordagem inovadora em contexto curricular de Jardim-de-Infância. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação. Com este projecto, que nos levou a reenquadrar e articular conteúdos, repensar estratégias e rever didácticas específicas, pretendeu-se criar um ambiente de intercomunicação de modo a alargar e diversificar as competências de comunicação, de socialização e de literacia digital; promover a reflexão sobre o código oral e escrito e, por essa via, desenvolver comportamentos emergentes de leitura e de escrita e partilhar o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa local, nacional e internacional. No presente artigo, salientamos: a) o processo de criação, organização e sustentação do blogue bem como a fundamentação teórica subjacente; b) os resultados obtidos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Museu das Comunicações | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Blogue | por |
dc.subject | Emergência da leitura e da escrita | por |
dc.subject | Jardim-de-Infância | por |
dc.subject | Literacia digital | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção | por |
dc.type | panelPresentation | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 5 Nov. - 6 Nov. 2007 | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | II COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINE | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | II COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ONLINE | por |
Aparece nas coleções: | DCEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios e potencialidades das TIC no jardim de Infancia-Brasil-versao final.pdf | 417,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |