Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44676
Título: | Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção |
Autor(es): | Faria, Ádila Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Blogue Emergência da leitura e da escrita Jardim-de-Infância Literacia digital Crianças |
Data: | Nov-2007 |
Editora: | Museu das Comunicações |
Resumo(s): | Resumo As interacções com mundos virtuais e com ferramentas associadas ao conceito de Web 2.0 são hoje realidades com as quais as crianças interagem e convivem de uma forma perfeitamente natural e que se vai reflectir “nas dimensões cognitiva e sócio-afectiva da aprendizagem e na sua relação com o saber” (Ramos, 2007, p. 273). A nosso ver, a integração curricular dessas tecnologias implica a adopção de novas metodologias de ensino-aprendizagem baseadas em paradigmas construtivistas e é nossa convicção que esta alteração de paradigma, com efeitos efectivos na prática pedagógica, deve ser considerada desde o Jardim-de-Infância. Com efeito, o Jardim-de-Infância não vive alheado destes fenómenos e tem vindo a compreender, gradualmente, que a integração e apropriação das tecnologias digitais por parte das crianças é um caminho sem retorno. Na perspectiva de Amante, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) devem ser entendidas “como um instrumento cultural ao serviço de experiências de aprendizagem educacionalmente relevantes.” (2007, p. 57). Neste contexto, concebemos, dinamizámos e divulgámos o blogue Da Janela do meu Jardim, disponível em http://dajaneladomeujardim.blog.com, no Jardim de Infância de Rio Côvo, Stª Eulália, que consideramos ser uma abordagem inovadora em contexto curricular de Jardim-de-Infância. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação. Com este projecto, que nos levou a reenquadrar e articular conteúdos, repensar estratégias e rever didácticas específicas, pretendeu-se criar um ambiente de intercomunicação de modo a alargar e diversificar as competências de comunicação, de socialização e de literacia digital; promover a reflexão sobre o código oral e escrito e, por essa via, desenvolver comportamentos emergentes de leitura e de escrita e partilhar o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa local, nacional e internacional. No presente artigo, salientamos: a) o processo de criação, organização e sustentação do blogue bem como a fundamentação teórica subjacente; b) os resultados obtidos. |
Tipo: | Comunicação em painel |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44676 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios e potencialidades das TIC no jardim de Infancia-Brasil-versao final.pdf | 417,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |