Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44515

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSucena, Anapor
dc.contributor.authorSilva, Ana Filipapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.date.accessioned2017-01-30T17:24:34Z-
dc.date.available2017-01-30T17:24:34Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212.por
dc.identifier.issn184-4301-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44515-
dc.descriptionEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.description.abstractNeste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software - treino com software Graphogame, (b) intervenção mista - treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.por
dc.description.abstract: This study evaluated the impact of a reading intervention software – the Graphogame – on letter-sound relationship, phonemic awareness, word reading and nonword reading. Participants were 57 1st graders, native speakers of European Portuguese, identified as at risk for developing difficulties in reading acquisition. Children were divided into three groups: (a) intervention using the software – training with Graphogame software, (b) combined intervention – training using the Graphogame software and sessions for pre-reading and reading competence supervised by an education technician (c) no intervention beyond that provided for in the mainstream school system. The results show beneficial effects of both types of intervention compared to the control group. Results also reveal a more positive effect for the combined intervention group than for the group that used exclusively the software.por
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Tottapor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)por
dc.description.sponsorshipCOMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)por
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagem da leiturapor
dc.subjectSoftware de apoio à leiturapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectGraphogamepor
dc.subjectReading acquisitionpor
dc.subjectReading support softwarepor
dc.subjectLearning difficultiespor
dc.titleIntervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogamepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812por
dc.commentsExpressamos o nosso agradecimento aos professores, pais e crianças das escolas que participaram neste estudo, bem como ao Departamento de Educação da Câmara Municipal do Porto, Portugal.por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage200por
oaire.citationEndPage212por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleLetrônicapor
oaire.citationVolume9por
dc.identifier.doi105448/1984-4301.2016.2.23812por
sdum.journalLetrônicapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sucena, Silva & Viana, 2016.pdf744,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID