Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44485
Título: | Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Borges, Miguel |
Palavras-chave: | Fluência em leitura Programas de intervenção Estratégias de leitura reading fluency intervention programs reading strategies |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
Revista: | Educar em Revista |
Citação: | Viana, F. L. & Borges, M. (2016). Promover a fluência em leitura: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade |
Resumo(s): | Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44485 |
DOI: | 10.1590/0104-4060.48023 |
ISSN: | 1984-0411 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00033.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Viana & Borges 2016 Educar em Revista.pdf | 706,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |