Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44360
Título: | O papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online |
Outro(s) título(s): | Interdisciplinary articulation role in regulation of the learning effort in online environment |
Autor(es): | Rodrigues, Nuno Queirós Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Educação online Articulação interdisciplinar Tempo Reflexão Consolidação da aprendizagem Ensino superior |
Data: | Set-2016 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Resumo(s): | Todas as atividades online compreendem um determinado esforço de aprendizagem dos estudantes e uma dada calendarização. Por outro lado, em ambientes online os estudantes experienciam múltiplos percursos de aprendizagem, nem sempre lineares, que devem incluir a leitura crítica, a avaliação, e a validação da credibilidade de todas as fontes consultadas. Estas tarefas exigem dos estudantes novas competências, atitudes e literacias, e de tempo para refletir. Neste contexto, se a proposta de tarefas online for realizada de uma forma isolada, concorrente, e não articulada por todos os docentes da turma, a quase certa simultaneidade de atividades poderá exigir dos estudantes mais tempo do que estes conseguem efetivamente investir num determinado momento, comprometendo a profundidade das suas participações e a consolidação das suas aprendizagens. Procuramos contribuir para a compreensão de que os estudantes constituem um recurso partilhado por todos os docentes da turma, e de que neste contexto os docentes poderão promover e facilitar a regulação das suas aprendizagens se conhecerem previamente a calendarização de todas as tarefas online, propostas pelos seus pares. Apoiados numa metodologia de desenvolvimento com recurso a uma revisão sistemática da literatura e a sessões de focus group com docentes e estudantes do ensino superior, ambicionamos no final deste estudo propor uma solução capaz de proporcionar aos docentes da turma uma visão de conjunto e em tempo real da calendarização de todas as tarefas online propostas no âmbito das suas unidades curriculares. Este artigo apresenta o projeto de investigação em curso, sendo os seus resultados e conclusões finais publicados em momento posterior. |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Este trabalho foi um dos selecionados para integrar o livro organizado com os artigos melhor classificados por parte da Comissão Científica do ticEDUCA2016 no processo de revisão efetuado. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44360 |
ISBN: | 978-989-8753-36-6 |
Versão da editora: | https://cld.pt/dl/download/f8bf1133-f30e-4918-91cb-36ce3bee863c/Livro_Artigos.pdf |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_Livro_DigitalTechnologies&FutureSchool_Rodrigues&Lencastre.pdf | 687,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |