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dc.contributor.authorPaulino, Fernando Oliveirapor
dc.contributor.authorGuazina, Lizianepor
dc.contributor.authorOliveira, Madalenapor
dc.date.accessioned2017-01-06T11:43:09Z-
dc.date.available2017-01-06T11:43:09Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44188-
dc.description.abstractDistinto do setor comercial, entre outros aspetos, por não ter finalidade lucrativa, o setor público de comunicação define-se correntemente pelo princípio da universalidade e do igual acesso dos cidadãos aos produtos mediáticos. Não obstante este fundamento de base, mais ou menos comum aos sistemas de radiodifusão de iniciativa pública das mais variadas origens, a designação de serviço público de média – consistente com uma tradição europeia – não é um correlato inequívoco do conceito de comunicação pública – mais harmonizado com uma tradição americana, ou mesmo sul-americana. Focado nas experiências de Portugal e do Brasil, este artigo desenvolve uma abordagem comparativa que visa compreender o enquadramento político, social e cultural da atividade dos média públicos nestes dois países. Com base numa leitura dos documentos legais que sustentam o desenvolvimento desta atividade, procura-se também discutir o setor no contexto mais vasto das políticas de comunicação portuguesas e brasileiras. Não ignorando, por outro lado, os aspetos que têm feito do serviço público e da comunicação pública um campo de debate permanente, como as questões do financiamento e da independência, o presente artigo tem ainda como objetivo identificar e discutir os desafios enfrentados pelas empresas concessionárias.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectPolíticas de comunicaçãopor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectRTPpor
dc.subjectEBCpor
dc.titleServiço público de média e comunicação pública: conceito, contextos e experiênciaspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2509/2422por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage55por
oaire.citationEndPage70por
oaire.citationTitleRevista Comunicação e Sociedadepor
oaire.citationVolume30por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.30(2016).2485por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Comunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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