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https://hdl.handle.net/1822/44134
Título: | O código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita: intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB |
Autor(es): | Magalhães, Cátia Isabel Sousa |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Código de correção Revisão Autocorreção Correção colaborativa Correcting code Review Self-correction Collaborative correction |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º
Ciclos do Ensino Básico. Descreve um projeto de intervenção pedagógica no domínio da Língua
Portuguesa desenvolvido em turmas do 4º e 5º ano de escolaridade de um Agrupamento de
Escolas do centro urbano de Braga.
O projeto visou a promoção de competências de escrita, mais concretamente o
desenvolvimento de capacidades de identificação e correção de erros através do uso de um
código de correção. Para a sua consecução foram desenvolvidas estratégias favorecedoras da
autocorreção e correção colaborativa.
Os objetivos de trabalho foram concretizados através de tarefas em que foram
explorados diversos materiais didáticos.
A metodologia de trabalho adotada foi suportada pelo uso de um código de correção,
desenhado especificamente tendo em conta as caraterísticas dos alunos. Na monitorização e
avaliação do projeto, foram utilizadas tabelas de registo, do erro, por aluno, assim como gráficos,
que evidenciam a quantidade e a natureza dos erros.
Através da recolha e análise dos dados foi possível verificar que, apesar de o erro ser
problemático em ambos os ciclos, o uso de um código de correção, teve mais impacto no 2º
ciclo. Verificou-se também que a correção colaborativa pode ser uma estratégia valiosa a ser
tomada em consideração quando aliada àquele elemento facilitador de correção. This report describes a preservice teacher training process in the context of Master Programme in Teaching at the 1st and 2nd cycles of Elementary Education in Portugal. A pedagogical intervention project in the field of Portuguese Language was developed in 4th and 5th grades classes in a School in the centre of Braga. The project aimed at promoting writing skills, specifically the capacity to identify and correct errors by using a correction code. In order to achieve the objectives, self-correction and collaborative correction tasks were performed using different kinds of pedagogical materials. The correction code was designed taking into account the characteristics of the students. In order to monitor and evaluate the project, we used registration tables as well as graphics that show the amount and nature of students’ errors. We concluded that, although the error is problematic in both cycles, the use of a correction code had more impact in the 2nd cycle. It was also found that collaborative correction can be a valuable strategy to be taken into consideration when combined with the correction code. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44134 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cátia Isabel Sousa Magalhães.pdf Acesso restrito! | 6,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |