Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/4413
Título: | O que faz e o que sabe um professor? Algumas reflexões sobre a docência |
Autor(es): | Alves, José Ferreira Gonçalves, Óscar F. |
Palavras-chave: | Educação de professores Epistemologia da prática |
Data: | 1993 |
Resumo(s): | O ponto de interrogação do título sugere problemas de identidade para a classe docente. Procuraremos fazer uma incursão sobre alguns aspectos conceptuais que orientam a forma como se encara a docência e a formação dos seus profissionais e que concorrem para os seus problemas de identidade. Discutiremos basicamente dois aspectos que, em nosso entender, afectam o prestígio e o desenvolvimento do conhecimento da profissão, enfraquecendo em simultâneo as possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores: (1) a ausência de reconhecimento de um corpo específico de conhecimentos e atitudes característicos da actividade docente; e (2) o facto da formação de professores ser formal e maioritariamente orientada pela crença na suficência do conhecimento científico em detrimento do conhecimento da prática. A partir daqui sugerimos duas mudanças conceptuais na forma como habitualmente se encara a docência. Num primeiro momento defenderemos a asserção de que a natureza da profissão docente é basicamente a de ajuda, explorando implicações várias desta consideração. Num segundo momento defenderemos que a formação de professores e os encontros de formação de professores devem começar a dar maior ênfase ao conhecimento da prática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Comunicação apresentada no "4º Seminário Nacional - A Componente de Psicologia na Formação de Professores e Outros Agentes Educativos" em Évora em 1993. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/4413 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o que faz e o que sabe um professor.pdf | 63,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |