Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44112
Título: | O envolvimento parental como estratégia pedagógica no ensino especializado de música: um estudo com alunos de contrabaixo |
Outro(s) título(s): | Parental involvement as a pedagogic strategy on instrument teaching: a study with double bass students |
Autor(es): | Campos, Nuno Jorge Pinto Guimarães Ribeiro |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Contrabaixo Ensino especializado de música Envolvimento parental Double bass Instrument teching Parental involvment |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente Relatório é elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Profissional do
Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como objeto a
Intervenção Pedagógica supervisionada na Academia de Música de Vilar de Paraíso, nos Grupos
de Recrutamento M06 (Contrabaixo) e M32 (Conjuntos Vocais e ou Instrumentais; Orquestra;
Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto).
Reconhecendo a relevância do envolvimento parental nos processos de ensino-aprendizagem,
bem como a escassez de teorização no domínio específico do ensino especializado de música, a
Intervenção Pedagógica teve como objeto O Envolvimento Parental no Ensino do Contrabaixo.
Nesse contexto, procurou-se, a partir das aulas individuais lecionadas a dois alunos de 11 anos,
aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências
funcionais como as estratégias de estudo e a motivação.
Em particular, a Intervenção Pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia,
perseverança, motivação e estratégias de estudo do aluno através de estratégias de interação
pais-professor e pais-aluno); (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de
implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os
modelos existentes, bem como; (3) Aferir as vantagens e as desvantagens do apoio familiar no
estudo.
Da implementação da Intervenção Pedagógica resultou um Guia para o Envolvimento Parental
no Ensino Especializado de Música com incidência nos domínios de Parentalidade,
Comunicação, Voluntariado, Aprendizagem em casa, Colaboração no seio da comunidade, em
que é apresentada uma sistematização de estratégias que concorram para a integração dos
pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e
integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem.
A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários, pré e pós-intervenção aos
alunos e pais intervenientes e reflexões das aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um
aumento da motivação e da autonomia nos processos de aprendizagem. The current report is submitted as a requirement for Minho University Master Degree on Music Teaching (Mestrado em Ensino de Música). It focuses the pedagogical practice during the school year 2014/2015 carried out at the Academia de Música de Vilar do Paraíso on Double Bass and Vocal and Instrumental Chamber Music (Grupo de Recrutamento M06 e M32). Acknowledging the importance of parental involvement in learning processes as well as the scarcity of studies conducted on music teaching, the pedagogical intervention was focused on parental involvement in the double bass classes. The practicum was carried out on individual lessons given to two eleven year old students, in order to preliminarily ascertain the efficiency of the parental involvement in the development of functional abilities such as strategies of study and motivation. Namely, the intervention was aimed at: (1) optimize the autonomy, motivation and study strategies of the student through the interaction of parents-teacher and parents-student; (2) create tools (procedures and strategies of implementation of parental involvement), adapting these to the specialized teachings of music within the present models, as well as; (3) determine the advantages and disadvantages of the parental support in home study. From the implementation of the pedagogical intervention resulted a guide for the parental involvement in the specialized teachings of music. The principal domains of the guide in this thesis are: parenting, communication, volunteer work, home learning, and coo37peration in the community. For each domain, a set of strategies is presented, aimed at the integration of parents, students, school, and teachers, in a cooperative process, motivating and integrating all the participants in the process of learning. The intervention was evaluated through the application of questionnaires, before and after the intervention in students and teachers involved. As a result we’ve obtained a growth of autonomy and motivation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44112 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nuno Jorge Pinto Guimarães Ribeiro Campos.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |