Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43982
Título: | Utilização de recursos áudio no ensino do trompete |
Outro(s) título(s): | The use of audio features on trumpet teaching |
Autor(es): | Oliveira, Artur Miguel Lemos de |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Tecnologia Recursos áudio Ensino da música Trompete Tecnology Audio features Music education Trumpet |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como principal objetivo descrever os resultados da
utilização de recursos áudio no ensino do Trompete. Este trabalho surge no âmbito do
Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música ministrado pela Universidade do
Minho, tendo sido realizado na Academia de Música Valentim Moreira de Sá
(Guimarães), durante o ano letivo 2014/2015.
Esta temática revelou-se pertinente pelo reconhecimento generalizado da
importância que o acompanhamento do piano representa na aprendizagem de qualquer
instrumentista. Na impossibilidade de ter a presença do pianista acompanhador levantase
a questão da utilização de recursos áudio como uma metodologia alternativa para a
preparação do programa. Pretende-se com este trabalho analisar a empregabilidade deste
recurso tecnológico no contexto de aula e de estudo individual, para posteriormente poder
avaliar o nível de eficácia que os alunos podem obter aquando da prática performativa
com piano.
Durante a implementação do projeto foram obtidos resultados positivos quer no que
diz respeito à utilização como à adaptação dos recursos áudio por parte dos próprios
alunos, assim como no processo do ensino especializado do instrumento, na vertente da
prática performativa como no âmbito motivacional para o estudo. This report aims to describe the results of using audio features in the Trumpet education. This work comes under the Master of Professional Internship in Music Teaching given by the Universidade do Minho, being held at the Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimaraes), during the school year 2014/2015. This theme has proven relevant due to the importance of the piano accompaniment in the learning of any instrumentalist. The pianist absence raises the question of the use of audio resources as an alternative methodology for program preparation. The aim of this work is to analyze the employability of this technological resource in the context of class and individual study in order to further assess the level of efficiency that students can get during the performative practice piano. During the implementation of the project were obtained positive results both in regard to the use but also regarding the adaptation of audio resources by the students themselves, as well as in the process of specialized education of the instrument. We are also obtained positive results of the performative practice as well as the motivational context for the study. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43982 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artur Miguel Lemos de Oliveira.pdf Acesso restrito! | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |