Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43977
Título: | Fomentar o desenvolvimento de competências e valores sociais |
Autor(es): | Máximo, Margarida Isabel Almeida |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Educação de infância Competências e valores sociais Papel do adulto Childhood education Skills and social values Role of the adult |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido nos contextos
de creche e de jardim-de-infância, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da
Universidade do Minho.
Nas primeiras semanas de prática pedagógica em jardim-de-infância e em creche, a
observação do ambiente educativo e das crianças suscitou uma preocupação em torno das
interações entre pares. Deste modo, o projeto de intervenção pedagógica que se descreve visou
apoiar as crianças a resolver problemas interpessoais com progressiva autonomia e melhorar as
relações sociais.
Em contextos de educação de infância podem ocorrer as situações de conflito entre pares,
as quais devem ser entendidas pelo educador como oportunidades de aprendizagem e
desenvolvimento de competências e valores sociais contribuindo para a formação pessoal e
social da criança.
Em jardim-de-infância e em creche foram desenvolvidas estratégias de apoio à
aprendizagem de competências e de valores sociais para promover o crescimento social das
crianças. Com a realização dessas intervenções foi possível fomentar o desenvolvimento pessoal
e social da criança, gerar oportunidade para aprender competências de interação com pares,
melhorar as interações sociais, clarificar valores sociais e evidenciar o papel do educador
enquanto mediador destes processos. This report presents the Educational Intervention Project developed in day care and kindergarten settings, within the curricular unit Supervised Teaching Practice, included in the Master's curriculum in Pre-School Education, from the University of Minho. In the first weeks of pedagogical practice in kindergarten and day care, observation of the educational environment and children, raised a concern about the interactions among peers. Thus, the pedagogical intervention project described here aimed to support children to solve interpersonal problems with progressive autonomy and improve social relations. In childhood education contexts conflict situations may occur among peers, which should be understood by educators as learning opportunities and skills development and social values contributing to the personal and social education of children. In kindergarten and day care were developed strategies to support the learning of skills and social values to promote social growth of children. With the implementation of these interventions was possible to foster personal and social development of children, generate opportunities to learn interaction skills with peers improve social interactions, clarify social values and highlight the role of the educator as mediator of these processes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43977 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO MARGARIDA MAXIMO.pdf Acesso restrito! | 2,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |