Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43977

TítuloFomentar o desenvolvimento de competências e valores sociais
Autor(es)Máximo, Margarida Isabel Almeida
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveEducação de infância
Competências e valores sociais
Papel do adulto
Childhood education
Skills and social values
Role of the adult
Data2015
Resumo(s)Este relatório apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido nos contextos de creche e de jardim-de-infância, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. Nas primeiras semanas de prática pedagógica em jardim-de-infância e em creche, a observação do ambiente educativo e das crianças suscitou uma preocupação em torno das interações entre pares. Deste modo, o projeto de intervenção pedagógica que se descreve visou apoiar as crianças a resolver problemas interpessoais com progressiva autonomia e melhorar as relações sociais. Em contextos de educação de infância podem ocorrer as situações de conflito entre pares, as quais devem ser entendidas pelo educador como oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências e valores sociais contribuindo para a formação pessoal e social da criança. Em jardim-de-infância e em creche foram desenvolvidas estratégias de apoio à aprendizagem de competências e de valores sociais para promover o crescimento social das crianças. Com a realização dessas intervenções foi possível fomentar o desenvolvimento pessoal e social da criança, gerar oportunidade para aprender competências de interação com pares, melhorar as interações sociais, clarificar valores sociais e evidenciar o papel do educador enquanto mediador destes processos.
This report presents the Educational Intervention Project developed in day care and kindergarten settings, within the curricular unit Supervised Teaching Practice, included in the Master's curriculum in Pre-School Education, from the University of Minho. In the first weeks of pedagogical practice in kindergarten and day care, observation of the educational environment and children, raised a concern about the interactions among peers. Thus, the pedagogical intervention project described here aimed to support children to solve interpersonal problems with progressive autonomy and improve social relations. In childhood education contexts conflict situations may occur among peers, which should be understood by educators as learning opportunities and skills development and social values contributing to the personal and social education of children. In kindergarten and day care were developed strategies to support the learning of skills and social values to promote social growth of children. With the implementation of these interventions was possible to foster personal and social development of children, generate opportunities to learn interaction skills with peers improve social interactions, clarify social values and highlight the role of the educator as mediator of these processes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43977
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO MARGARIDA MAXIMO.pdf
Acesso restrito!
2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID