Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43945

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorCosta, André Pires Morais dapor
dc.date.accessioned2016-12-28T14:27:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43945-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente projeto foi aplicado no Conservatório de Música de Vila do Conde em Portugal e teve como objetivo verificar a importância da aprendizagem de padrões de digitação de escalas específicos no estudo erudito da Guitarra clássica. A importância da prática regular do instrumento para uma melhoria da performance musical foi um tema amplamente abordado ao longo de todo o trabalho e constitui um dos aspetos mais relevantes do mesmo. Para o efeito, foram elaborados um conjunto de exercícios adaptados do CAGED System, e aplicados a uma amostra constituída por oito alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. O processo de aprendizagem dos padrões de digitação de escalas foi dividido, inicialmente, em duas fases: de intervenção e posteriormente completadas com mais dois workshops. Foram também aplicados três questionários aos alunos, com o objetivo de perceber o impacto da aprendizagem dos diferentes padrões de digitação de escalas específicos num contexto de aprendizagem erudito da Guitarra clássica. Vários autores foram consultados ao longo desta investigação a fim de se fundamentar uma maior correspondência entre a música, a linguagem, os padrões e a aprendizagem, o que justifica a importância da escolha deste tema. Por fim, são realçados os pontos fortes e frágeis do presente estudo, sendo igualmente fornecidas sugestões para que os padrões de digitação de escalas se revelem ser uma ferramenta positiva para estimular a sensibilidade auditiva e visual dos alunos.por
dc.description.abstractThis project was enforced in Conservatório de Música de Vila do Conde in Portugal and its main goal was to understand the impact of the learning process of specific scales digitation patterns when studying classical guitar. The importance of the regular practice of an instrument for an improvement of the musical performance was largely approached on this project and it is a main feature of it. During this research a set of exercises were conducted, adapted from the CAGED System, and applied to a sample group formed by eight students between the ages of six to eighteen years old. The learning process of the scales digitation patterns was divided in two phases: the intervention, later complemented with two workshop sessions. During this project three questionnaires were conducted with the students, in order to realize the impact of the apprenticeship of this specific scales digitation patterns in the schooling of erudite guitar. A vast number of authors were consulted during the construction of this project with the objective of connecting different areas: music, language, patterns and apprenticeship, enhancing the importance of this study. The scales typing patterns proved topor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEscalaspor
dc.subjectPadrõespor
dc.subjectCAGEDpor
dc.subjectDigitaçãopor
dc.subjectBraço da guitarrapor
dc.subjectScalespor
dc.subjectPatternspor
dc.subjectTypingpor
dc.subjectFretboardpor
dc.titleEstudo de padrões de digitação de escalas: uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializadopor
dc.title.alternativeThe study of scales typing patterns: a strategy to promote the fretboard on the classical guitar educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201366410por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
André Pires Morais da Costa.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID