Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43909
Título: | Relevância da atividade sensorial nos primeiros anos de aprendizagem do violino |
Outro(s) título(s): | Relevance of sensory activity in the early years of learning the violin |
Autor(es): | Fangueiro, Rúben Manuel da Silva |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Atividade sensorial Violino Cérebro Método Sensory activity Violin Brain Method |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica
Supervisionada a quatro alunos da disciplina de Violino com idades compreendidas entre os 10 e
os 11 anos. Foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do
Minho.
A relevância deste tema incide na riqueza da experiência sensorial que emerge da
interação entre o ser humano e a música, na qual o cérebro desempenha um papel fulcral. Com
efeito, é a atividade cerebral que organiza os estímulos veiculados pela música e os estrutura
nas mais variadas respostas que ocorrem, tanto em músicos, como em não músicos, e que são
revestidas de particularidades que dependem de cada individuo.
Este projeto de intervenção foi elaborado tendo como principal objetivo compreender de
que forma o cérebro Humano limita ou facilita a aprendizagem de um instrumento, no caso o
violino, principalmente nos primeiros anos de prática do mesmo. Assim, foram estudados os
métodos de ensino já existentes e as novas metodologias criadas pelos professores para tentar
perceber a sua viabilidade pedagógica e de que forma contribuem para ultrapassar ou facilitar
essas mesmas limitações tendo em vista o cumprimento mais célere e eficaz dos objetivos
propostos. Para este efeito, foram aplicadas estratégias de trabalho que integrassem a audição, a
visão e o tato, na criação de automatismos físicos e mentais para o aperfeiçoamento da técnica
e da afinação do violino.
Com efeito, através da observação e intervenção nas aulas e da análise dos
questionários respondidos pelos alunos, pôde verificar-se um progresso técnico e mental na
procura da postura correta, na automatização de movimentos corporais e principalmente, no
treino auditivo. De facto, em muitos casos, as marcas de referência deixaram de ser um pilar da
afinação e as analogias mostraram-se uma mais-valia na compreensão de alguns aspetos
técnicos, sendo de esperar que esse progresso se mantenha com a continuidade da aplicação
destas estratégias. This internship report focuses on a Pedagogical Intervention Project Supervised applied to four violin students aged 10 to 11 years. It was developed within the scope of Teacher Training Practice Component of Minho University Master Programme in Music Teaching The relevance of this theme focuses on the richness of sensory experience that emerges from the interaction between man and music, in which the brain plays a key role. Indeed, it is the brain activity that organizes the stimuli conveyed by music and arranges the most varied responses that occur, in musicians, and nonmusicians, and are characterized by different features that depend on each individual. This intervention project was designed with the intent of understanding how the human brain narrows or facilitates the first years of practice of an instrument, in this case, violin. Thus, one tried to understand how the existing teaching methods and new methodologies created by teachers contributed to overcome or ease these same limitations concerning the achievement of proposed objectives. Vision, hearing and touch were integrated in several work strategies that were applied to violin students, to help them to create a physical and mental automatism for the development of technique and pitch of the violin. Indeed, through observation and intervention in class and analysis of questionnaires answered by students we assisted to technical and mental progresses towards finding the correct posture, automation of body movements and mainly, hearing training. In several cases, reference marks were no longer necessary and analogies enhance the comphreension of technical aspects. One hopes that this progress is maintained with the continued implementation of these strategies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43909 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Rúben Fangueiro 2901.pdf | 4,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |