Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43647

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Luís Carlos Oliveirapor
dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorJesus, Jéssica Rossana Figueira depor
dc.date.accessioned2016-12-22T11:39:39Z-
dc.date.available2016-12-22T11:39:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43647-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente documento constitui o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo 2014-2015. Este documento assenta no estágio realizado nas valências de creche e educação pré-escolar, em uma Instituição Particular de Solidariedade Social. O projeto de intervenção foca-se essencialmente na importância da multiculturalidade na educação sendo fundamental para a sociedade de hoje e de amanhã. Neste documento é apresentado os referenciais teóricos que suportaram o projeto, como também o respetivo desenvolvimento. Esta abordagem surgiu na sequência de observações e interações com o grupo de crianças e com o contexto educativo da instituição. Ambos os processos permitiram identificar os interesses e necessidades das crianças, de ambas as valências, de modo a desenvolver uma intervenção pedagógica intencional e acima de tudo centrada na criança. Na educação pré-escolar, foram utilizadas estratégias ligadas às artes, à música, à experiência real, à leitura, à abordagem, à escrita e à lógica. Além do mais, as crianças tiveram oportunidade de explorar materiais variados de forma livre que foram incluídos nas várias áreas da sala. A intervenção foi essencial para valorizar as mais diversas culturas e aprender com elas. Na creche, as intervenções foram adaptadas à faixa etária relacionando-se com os sentidos através da exploração de materiais e objetos, situação que permitiu o contato com novos materiais e texturas, relacionados com os diferentes países (multiculturalidade).por
dc.description.abstractThe following document is a report of an internship based on the following unit: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master Level, at the Institute of Education University of Minho, year of 2014-2015. The internship took place at nursery and pre-school classes of a private social solidarity institution. The intervention project is essentially focused on the importance of multiculturalism on education, which is central on today's and tomorrow's society. In this document it is presented the theoretical frame that supports the project as well as the development. The project’s approach was the result of observations as well as with interactions that took place with the group of children within an educational context. Both processes allow the identification of interests and needs of children of both valences in order to develop an intentional pedagogical intervention, and most of all centered on the child. At pre-school level, strategies were used relating to arts, music, direct experimentation, reading, approach to writing and logic. Moreover, children also had the opportunities to explore varied materials freely that were included in the various areas of the room. Such interventions were essential to the appreciation of many diverse cultures and learn from them. In nursery, the interventions were tailored to the age group and related to the exploration of materials and objects. This permitted contact with new textures and also new materials consonant to different countries (multiculturalism).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMulticulturalidadepor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectConhecimento do mundopor
dc.subjectExploração livrepor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectIniciativapor
dc.subjectMulticulturalismpor
dc.subjectCulturespor
dc.subjectKnowledge of the worldpor
dc.subjectFree explorationpor
dc.subjectExperimentationpor
dc.subjectInitiativepor
dc.titleMulticulturalidade: sensibilizar para a diversidade cultural, experimentando-apor
dc.title.alternativeMulticulturalism: raising awareness of cultural diversity by experiencing itpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201276470por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Rossana Figueira de Jesus.pdf3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID