Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43647
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Luís Carlos Oliveira | por |
dc.contributor.advisor | Cunha, António Camilo | por |
dc.contributor.author | Jesus, Jéssica Rossana Figueira de | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T11:39:39Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T11:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/43647 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar | por |
dc.description.abstract | O presente documento constitui o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado no Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo 2014-2015. Este documento assenta no estágio realizado nas valências de creche e educação pré-escolar, em uma Instituição Particular de Solidariedade Social. O projeto de intervenção foca-se essencialmente na importância da multiculturalidade na educação sendo fundamental para a sociedade de hoje e de amanhã. Neste documento é apresentado os referenciais teóricos que suportaram o projeto, como também o respetivo desenvolvimento. Esta abordagem surgiu na sequência de observações e interações com o grupo de crianças e com o contexto educativo da instituição. Ambos os processos permitiram identificar os interesses e necessidades das crianças, de ambas as valências, de modo a desenvolver uma intervenção pedagógica intencional e acima de tudo centrada na criança. Na educação pré-escolar, foram utilizadas estratégias ligadas às artes, à música, à experiência real, à leitura, à abordagem, à escrita e à lógica. Além do mais, as crianças tiveram oportunidade de explorar materiais variados de forma livre que foram incluídos nas várias áreas da sala. A intervenção foi essencial para valorizar as mais diversas culturas e aprender com elas. Na creche, as intervenções foram adaptadas à faixa etária relacionando-se com os sentidos através da exploração de materiais e objetos, situação que permitiu o contato com novos materiais e texturas, relacionados com os diferentes países (multiculturalidade). | por |
dc.description.abstract | The following document is a report of an internship based on the following unit: Supervised Teaching Practice in Preschool Education Master Level, at the Institute of Education University of Minho, year of 2014-2015. The internship took place at nursery and pre-school classes of a private social solidarity institution. The intervention project is essentially focused on the importance of multiculturalism on education, which is central on today's and tomorrow's society. In this document it is presented the theoretical frame that supports the project as well as the development. The project’s approach was the result of observations as well as with interactions that took place with the group of children within an educational context. Both processes allow the identification of interests and needs of children of both valences in order to develop an intentional pedagogical intervention, and most of all centered on the child. At pre-school level, strategies were used relating to arts, music, direct experimentation, reading, approach to writing and logic. Moreover, children also had the opportunities to explore varied materials freely that were included in the various areas of the room. Such interventions were essential to the appreciation of many diverse cultures and learn from them. In nursery, the interventions were tailored to the age group and related to the exploration of materials and objects. This permitted contact with new textures and also new materials consonant to different countries (multiculturalism). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Multiculturalidade | por |
dc.subject | Culturas | por |
dc.subject | Conhecimento do mundo | por |
dc.subject | Exploração livre | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Iniciativa | por |
dc.subject | Multiculturalism | por |
dc.subject | Cultures | por |
dc.subject | Knowledge of the world | por |
dc.subject | Free exploration | por |
dc.subject | Experimentation | por |
dc.subject | Initiative | por |
dc.title | Multiculturalidade: sensibilizar para a diversidade cultural, experimentando-a | por |
dc.title.alternative | Multiculturalism: raising awareness of cultural diversity by experiencing it | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201276470 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jéssica Rossana Figueira de Jesus.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |