Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43609

TítuloRelação entre as capacidades motoras condicionais - força e flexibilidade - com a presença de catracterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Relationship between conditional motor skills - strenght and flexibility - with the presence of entrepreneurial skills in high school students
Autor(es)Silva, Ricardo José Gonçalves
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveCapacidades motoras condicionais
Caraterísticas empreendedoras
Educação física
Estágio curricular
Flexibilidade
Força
Índice de massa corporal
Conditional motor skills
Entrepreneurial characteristics
Physical education
Internship
Flexibility
Strength
Body mass index
Data2015
Resumo(s)No âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizamos o estágio curricular no sentido de realizar a prática pedagógica, com o objetivo de aplicar todo o conhecimento adquirido. Neste relatório de estágio primeiro está descrito o enquadramento tanto a nível pessoal como institucional, bem como a caraterização da turma. Em seguida está o enquadramento pedagógico onde está descrita toda a organização e gestão do ensino e aprendizagem, e também a participação na escola. Por fim, no capítulo da investigação educacional, está apresentada a relação entre as capacidades motoras condicionais – força e flexibilidade – com a presença de Caraterísticas Empreendedoras em alunos do Ensino Secundário. O empreendedorismo tem sido associado a várias áreas, nomeadamente economia e área do negócio, contudo o interesse deste estudo será associar o empreendedorismo à área da Educação, uma vez que o empreendedorismo é uma área que tem vindo a crescer nos últimos anos. Este estudo pretende compreender se existe alguma relação entre as Capacidades Motoras Condicionais - Força e a Flexibilidade - com a presença de características empreendedoras em alunos do ensino secundário. Como segundo objetivo pretendemos aferir quais as Caraterísticas Empreendedoras presentes nos alunos. Metodologia: a amostra é constituída por 80 alunos, de 10º ano e 12º ano. Foi calculado o Índice de Massa Corporal a toda a amostra, e aplicados dois testes que descrevem os níveis de Força e Flexibilidade, o teste Curl-Ups que descreve os valores referentes à Força, e o Sit and Reach que descreve os níveis de Flexibilidade, ambos inseridos na Bateria de Testes do Fitnessgram, utilizados em Portugal para medir os níveis de Aptidão Física dos alunos. Também foi aplicado um Questionário sobre empreendedorismo, presente no Manual do Empreendedor e adaptado para este estudo. Resultados: Os alunos apresentaram todas as Caraterísticas Empreendedoras presentes no Questionário, sendo que, também se verificou que os alunos que apresentaram melhores valores nos testes, revelam certo tipo de Caraterísticas Empreendedoras. No que diz respeito ao género e à idade, verificaram-se quais foram as Caraterísticas Empreendedoras que predominam, tendo em conta os resultados dos testes a que foram submetidos.
In the context of the master in teaching of physical education in Basic and secondary education accomplished the curricular internship in order to perform the pedagogical practice, with the goal of applying the knowledge acquired. In this first stage report described the framework both personal and institutional, as well as the characterization of the class. Then where is pedagogic framework is described all the organisation and management of teaching and learning, and also the participation at school. Finally, in the chapter of educational research, is presented the relationship between motor skills – conditional strength and flexibility – with the presence of Entrepreneurial Characteristics in students of secondary education. Entrepreneurship has been associated with the various areas, including economy and business area, however the interest of this study will be associate entrepreneurship to education, since entrepreneurship is an area that has been growing in recent years. This study aims to understand whether there is any relationship between motor skills- Conditional strength and flexibility-with the presence of entrepreneurial characteristics in students of secondary education. The second goal we intend to assess what the Entrepreneurial Characteristics in students. Methods: the sample consists of 80 students of 10th grade and 12th grade. It was calculated the body mass index to the entire sample, and applied two tests that describe the levels of strength and flexibility, Curl-Ups that describes the values for the force, and the Sit and Reach that describes levels of Flexibility, both inserted into the Fitnessgram Test Battery, used in Portugal to measure physical fitness levels of students. Was also applied a questionnaire on entrepreneurship, this Entrepreneur's Manual and adapted for this study. Results: the students presented all the Entrepreneurial Characteristics present in the Questionnaire, and also found that students who have better values in tests, reveal certain Entrepreneurial Characteristics. With regard to gender and age, which were predominantly Entrepreneurial characteristics, taking into account the results of the tests to which they were subjected.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43609
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo José Gonçalves Silva.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID