Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43606

TítuloPrograma de intervenção em contexto escolar para melhoria da flexibilidade: relatório de estágio
Autor(es)Martins, Jorge Manuel Novais Carvalho Magalhães
Orientador(es)Moreira, Carla Marisa Maia
Santos, Rute
Silva, Jorge Gabriel Costa e
Palavras-chaveEducação física
Desporto escolar
Flexibilidade
Prática de ensino supervisionado
Planeamento
Foco
Trabalho
Seat & reach
Senta e alcança
Compromisso
Physical education
Scholar sports
Flexibility
Practise of supervised school
Seat and Reach
Appointment
Data2015
Resumo(s)Este relatório marca a conclusão da minha formação académica, inserindo-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada que me proporcionou ensinamentos, vivencias e experiência no mundo profissional e da docência. Este encontra-se dividido em diversas áreas sendo que a primeira consiste na Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem, a segunda área aborda a Participação na Escola e Relação com a Comunidade, a terceira e última pormenoriza toda a investigação científica elaborada durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo esta área denominada de Formação e Investigação Educacional. Na área investigacional foi aplicado um programa de intervenção em contexto escolar que tinha como principal objetivo aumentar a flexibilidade numa turma de 11º ano de escolaridade. Para a execução e implementação deste estudo foram utilizados 2 turmas homogenias, sendo uma delas o grupo experimental e a outra o grupo controlo. O grupo experimental era constituído por 25 alunos, 18 do género feminino e 7 do género masculino com uma média de idades de 16.4. A recolha de informação começou em janeiro e terminou em março de 2015; a intervenção ocorreu durante todo o 2º Período, no final de todas as aulas de educação física; os exercícios aplicados na intervenção foram também sugeridos como trabalho de casa. Para a avaliação da flexibilidade foi utilizado o teste Senta e Alcança pertencente à bateria de testes do Fitnessgram, os dados antropométricos (peso e altura) foram apenas apurados na avaliação final ao contrário dos dados relativos ao Senta e Alcança que foram recolhidos antes e após o plano de intervenção. Foram obtidos resultados positivos mas não muito significativos da primeira para a segunda avaliação do Senta e Alcança relativamente à flexibilidade (31.6±8.4 cm vs 32.8±8.5 cm, respetivamente). Os resultados comprovam que a intervenção é eficaz, mas os valores seriam muito mais significativos com um maior tempo de intervenção.
This report marks the conclusion of my degree’s training, in the scope of The Practise of a Supervised School, which provided knowledge, lessons and professional/ teaching experiences. My approach is divided in various areas, as the first consists on the Organization and Management of School and Learning; the second approach mentions the School Participation and its Relation with the Community; the third and last introduces with detail, all the Scientific Investigation, prepared during the Practise of a Supervised School, as this area is named as Learning and Educational Investigation. On the investigation area, it has been applied an interventional program, due to the scholar context as the main objective is to increase the flexibility of a class on the 2nd year of high school. For the execution and implementation of this study, two homogenous classes were crucial as our source, as one of them was the experimental group and the other, the control group. The experimental group was constituted by twenty five students, eighteen female genre and seven male genre, with age’s average between the 16.4. The information research has started in January and finished in March 2015; the intervention occurred during the all 2nd Period, in the end of the Physical Education class; the exercises used in the intervention were also suggested as homework. To evaluate the flexibility, it was used the test Seat and Reach, that belongs to the Fitnessgram test’s battery, the anthropometric data (weight and height) was mainly accurate on the final evaluation, in opposite to the data related to Seat and Reach results that were collected before and after the intervention plan. Positive results were gained but not so significant from the first to the second evaluation of the Seat and Reach method, relativity to the flexibility (31.6±8.4 cm vs 32.8±8.5 cm, respectively). The results justify that the intervention is definitely efficient, but the values would be slightly more significant if the intervention time was longer.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundária
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43606
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge Manuel Novais Carvalho Magalhães Martins.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID