Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43575
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Dolores | por |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Miguel Machado Bessa da | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-20T15:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/43575 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio está inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade do Minho. O presente documento encontra-se subdividido em três partes. A primeira diz respeito à organização e gestão do processo de ensino aprendizagem, a segunda refere a participação na escola e a terceira parte é referente a um estudo de investigação. Referente à primeira parte, principia com um enquadramento pessoal onde descrevo o meu percurso pessoal e académico, e de seguida, apresenta-se o enquadramento institucional onde relato as respetivas informações da instituição escolar, meio envolvente e turma. O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido foi organizado em quatro áreas: conceção, planeamento, realização e por último, avaliação. Nestas áreas encontram-se todas as etapas pedagógicas abordadas e realizadas durante o ano: - a análise e caraterização da turma, a organização e planeamento dos métodos de ensino-aprendizagem, os métodos teóricos abordados e realizados. A seguinte área estabelece a participação na escola e a relação com a comunidade escolar, isto é, revela a participação nas várias atividades e formações realizadas na escola. Relativamente ao estudo realizado, pretende-se identificar e comparar quais as motivações que levam os alunos do meio Rural e Urbano do ensino secundário a praticarem as aulas de Educação Física. A amostra do estudo consiste em 114 indivíduos de ambos os sexos, em que 38 residiam no meio Rural e os restantes 76 residiam no meio Urbano. Depois de toda análise, os fatores como, “Divertimento”, e “Fazer exercício”, foram os motivos mais evidenciados pelos alunos para a prática das aulas de Educação Física como mais importantes. Em suma, este estudo mostra que tanto no meio Rural como no meio Urbano a disciplina de Educação Física é considerada, pela maioria, uma disciplina para “divertimento”. | por |
dc.description.abstract | This internship report is inserted in the course of Supervised Teaching Practice, the part of the Master in Physical Education Teaching in the Basic Teachings and Secondary at the University of Minho. This document is divided into three parts. The first concerns the organization and management of the teaching-learning process, the second refers to participation in school and the third part refers to a research study on the motivation for the classes of the physical education. Concerning the first part begins with a personal environment where I describe my personal and academic path, and then is the institutional framework in which the respective account information of the school, surroundings and class. The various developed teaching-learning processes were organized into four areas: design, planning, implementation and finally evaluation. These areas are all approached pedagogical steps and held during the year such as, analysis and characterization of the class, the organization and planning of teachinglearning methods, theoretical methods discussed and realized. The next area establishes participation in school and the relationship with the school community, that reveals the participation in various activities and trainings conducted. Regarding the research of study intended to identify and compare the motivations that leads students of high school of rural and urban area to practice the physical education classes. Study sample consists 114 individuals of both sexes, in which 38 lived in rural area and the remaining 76 were living in the urban area. After all the analysis, factors such as, "Fun", "Make new friends", "Keep fit" and "Exercising", were the most important reasons highlighted by the students to attend classes of the physical education. In summary, this study shows that both in rural medium as in the middle urban discipline of the physical education is considered, by most, as a discipline for "fun". | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Meio rural | por |
dc.subject | Meio urbano | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Internship | por |
dc.subject | Physical education | por |
dc.subject | Rural areas | por |
dc.subject | Urban areas | por |
dc.subject | Motivation | por |
dc.title | Motivação para as aulas de educação física: estudo comparativo entre o meio rural e urbano, em alunos do ensino secundário, de uma escola do concelho de Guimarães: relatório de estágio | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 201270781 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Miguel Machado Bessa da Silva.pdf Acesso restrito! | 2,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |