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https://hdl.handle.net/1822/43567
Título: | Motivação para o desporto escolar: estudo em alunos do Secundário do Concelho de Amares: relatório de estágio |
Autor(es): | Ferreira, Jorge Filipe Fernandes |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Desporto escolar Adesão Motivações Desmotivações School sports Membership Motivations Discouragement |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Para findar o 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física
nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, realizei um
Estágio Supervisionado numa escola secundária. Toda a edificação desta Prática de Ensino
Supervisionada foi feita a partir de três áreas de desempenho, desenvolvidas e aprofundadas ao
longo de todo o ano letivo. São elas: Área 1 “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”;
Área 2 – “Participação na Escola e Relações com a Comunidade”; e Área 3 - “Investigação e
Desenvolvimento Profissional”, que correspondem aos capítulos apresentados neste relatório de
estágio. Ao longo de todo este relatório de estágio são relatadas as experiências relevantes assim
como vivências, atuações e capacidades desenvolvidas, expõem-se as dificuldades sentidas, as
lacunas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas ao longo de todo o processo de Ensino
Supervisionado.
No projeto de investigação, foi realizado um estudo que tem como objetivo investigar as motivações
que levam os alunos do ensino Secundário do concelho de Amares a aderirem ou não ao Desporto
Escolar. A amostra foi constituída por alunos do sexo masculino, de uma escola do concelho de
Amares, obtendo um total de 40 participantes, sendo 20 aderentes ao desporto escolar e 20 não
aderentes ao desporto escolar. Foram aplicados como instrumentos o Questionário de Motivação
para as atividades desportivas – QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da
versão original Participation Motivation Questioner – PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) e o
inquérito de Motivações para a Ausência de Atividades Desportivas – IMAAD, desenvolvido por
Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Os resultados mostram
como motivos mais importantes para a adesão “fazer exercício”, “melhorar as capacidades
técnicas” e “divertimento”, e os menos importantes “Ser reconhecido e ter prestígio” e “Influência
da família ou de outros amigos“. Os motivos mais importantes para a não adesão são “Falta de
tempo”, “têm outras coisas para fazer”, “os horários disponíveis das instalações não são os mais
adequados”, “as modalidades existentes não são as que mais gostam”. To conclude the 2nd cycle of studies leading to the degree of Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, Institute of Education, University of Minho, I performed a supervised internship at a secondary school. The whole building of this Supervised Teaching Practice was made from three areas of performance, developed and deepened throughout the school year. They are: Area 1 "Organization and Management of Teaching and Learning"; Area 2 - "Participation in School and Community Relations"; and Area 3 - "Research and Professional Development", which correspond to the chapters presented in this internship report. Throughout this internship report relevant experiences are reported as well as experiences, performances and developed skills, expose themselves these difficulties, gaps and how they have been overcome throughout the process of Supervised Education. In the research project, it conducted a study that aims to investigate the motives that lead school students Secondary Braga county to join or not to the Sports School. The sample consisted of male students, a school of Braga municipality, gaining a total of 40 participants, 20 adherent to school sports and 20 non-adherent to school sports. They were applied as instruments Motivation Questionnaire for sports activities - QMAD version translated and adapted (Frias & Serpa, 1991) of the original version Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) and the investigation Motivations for Absence of Sports Activities - Imaad developed by Pereira and Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005). The results show that the major reasons for accession "exercise", "improving the technical capabilities" and "fun," and the lesser "To be recognized and have prestige" and "Influence of family or other friends." The most important reasons for noncompliance are "Lack of time", "have other things to do", "available times of the facilities are not the most appropriate," "the existing arrangements are not those they love." |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado Em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43567 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jorge Filipe Fernandes Ferreira.pdf Acesso restrito! | 2,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |