Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43478
Título: | Relação entre a aptidão cardiorrespiratória e o rendimento académico: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | Relationship between cardiorespiratory fitness and academic performance |
Autor(es): | Fernandes, João Carlos Lobo |
Orientador(es): | Moreira, Carla Marisa Maia Santos, Rute |
Palavras-chave: | Atividade fisica Educação fisica Sucesso académico Aptidão cardiorrespiratória Physical activity Physical education Academic success Cardiorespiratory fitness |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A realização deste relatório de estágio de cariz individual insere-se no plano de estudos
correspondente ao grau de mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e
Secundário atribuído pela Universidade do Minho, no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada (PES). Este teve como propósito identificar o enquadramento pessoal pedagógico
e científico, relacionando a intervenção como Professor estagiário com a elaboração do projeto
de trabalho.
Este documento contém 3 partes distintas, que aparecem interligadas e são descritas de
seguida. A primeira fase inclui o enquadramento pedagógico onde está inserida a organização e
gestão do ensino-aprendizagem, particularmente a sua conceção, planeamento, realização e a
avaliação do ensino. Numa segunda fase insere-se toda a participação como Professor de uma
turma de 7º ano bem como a minha relação com a comunidade escolar. Para a terceira e última
fase patenteia o enquadramento científico que abarca um projeto de investigação realizado no
ambiente escolar. Este focou-se na análise das diferenças no rendimento académico dos alunos
(5º e 7os anos) em função da sua aptidão cardiorrespiratória, tendo contado com a colaboração
de cerca de 300 alunos dos anos referidos.
A análise de resultados mostra uma associação estatisticamente significativa entre as
variáveis estudadas. Posto isto, provou-se que a atividade física encontra-se diretamente
associada com um melhor rendimento académico. The realization of this individual-oriented internship report is part of the master's study plan in Physical Education Teaching at Elementary School and Highschool from Universidade do Minho, in the Supervised Teaching Practice (PES) scope. The purpose of this study was to identify the pedagogical and scientific personnel framework, relating the intervention as a train Professor with the preparation of the work project. This document contains three distinct parts which appear interlinked and are described below. The first phase includes the pedagogical framework where the organization operates and the management of teaching and learning, particularly its conception, planning, implementation and teaching evaluation. A second phase includ the participation as teacher of a 7th grade class and my relationship with the school community. For the third and final phase is the scientific framework that covers a research project carried out in the school environment. This one focused the analysis of the academic performance differences between students (5th and 7th grades) depending on their cardiorespiratory fitness, and counted with the collaboration of about 300 students of the years referred. This study allowed us to demonstrate that adolescents with higher level of cardiorespiratory fitness had better academic performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43478 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Carlos Lobo Fernandes.pdf Acesso restrito! | 2,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |