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https://hdl.handle.net/1822/43368
Título: | GAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagem |
Autor(es): | Barradas, Rolando Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Gamification Competitividade positiva Development research Motivação |
Data: | 7-Mai-2016 |
Editora: | Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) |
Citação: | Barradas, R. & Lencastre, J. A. (2016). GAMIFICATION: uma abordagem lúdica à aprendizagem. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A., Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 220-230). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE. |
Resumo(s): | O advento dos jogos digitais e o seu natural poder de cativar, motivar e envolver os jovens tem levado a que nos últimos anos se procure trazer para a sala de aula algumas das técnicas utilizadas em jogos, numa tentativa de replicar os seus efeitos e reduzir o hiato existente entre os alunos e os professores. Assente nesta ideia, desenhamos uma intervenção pedagógica baseada em gamification, utilizando o lúdico na sala de aula para desenvolver competências, estimulando a motivação através da competitividade positiva e promovendo o desenvolvimento dos processos de colaboração entre os alunos. Suportado numa metodologia de Development Research, partimos da análise de uma turma em particular, consultando documentação, entrevistando o público-alvo e analisando o state of the art, que permitiu enquadrar a intervenção num referencial teórico em articulação com os objetivos de aprendizagem. A investigação preliminar impulsionou o desenho de um cenário de gamification a implementar numa turma do 10.o ano do ensino profissional da área de informática. Como resultados expectáveis espera-se um incremento nos processos de colaboração entre os alunos, para além de ganhos de motivação, participação e satisfação, estimuladas pela competitividade positiva criada na sala de aula. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43368 |
ISBN: | 9789729559594 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10316/31171 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_Atas_3.ºEJML_GAMIFICATION_RolandoBarradas&Lencastre.pdf | 883,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |