Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43343

TítuloO desvio da observação
Autor(es)Almeida, Paulo Oliveira Freire
Palavras-chaveImitação
Representação
Observação
Cópia essencial
Data2016
EditoraCaleidoscópio
RevistaLinha do Horizonte
Resumo(s)A imitação é uma das funções mais reconhecidas das artes visuais, identificada com representação e com a observação. Apesar da profunda identidade entre imitação e arte ocidental, os recursos visuais da imitação são históricos e culturalmente elaborados, decorrentes da descoberta de técnicas e processos gráficos ou pictóricos, como o claro-escuro ou a perspectiva atmosférica No entanto, o desenvolvimento dos recursos de imitação associados à observação desencadeou uma dissolução dos sistemas figurativos conduzindo, por um lado à crise da representação e por outro, a um enfraquecimento dos mecanismos de estilo, argumentada por Norman Brysori na sua análise ao modelo da 'cópia essencial". Sugere-se-assim um valor subversivo da imitação e da percepção envolvidos no desenho de observação face aos modelos canónicos da representação e estilo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43343
ISSN2182-5440
Versão da editorawww.caleidoscopio.com
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:EAAD - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desvio da Observacao_LH.pdf
Acesso restrito!
10,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID