Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43313
Título: | "Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Gomes, Sara Isabel Freitas |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Aprender a aprender Arte Fruição Reflexão Motivação Learning to learn Art Fruition Reflexion Motivation |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O propósito do projeto apresentado é mostrar, do ponto de vista educacional, a
importância que o ensino pela arte pode ter no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na medida em que os
alunos devem ter tempo para fruírem, percecionarem e refletirem sobre as aprendizagens.
Conhecendo a relevância que a arte tem na educação básica do aluno, houve uma
necessidade de dar a conhecer esse interesse, que foi analisado do ponto de vista metodológico,
e, bastante refletido e avaliado.
Diversas competências foram trabalhadas com o presente projeto, entre as quais se sente
necessidade de destacar: a criatividade, a imaginação, a capacidade de argumentação, o
pensamento crítico, o conhecimento do mundo e competências matemáticas e de literacia.
Com este projeto foram articulados saberes, nomeadamente de todas as áreas
curriculares, presentes no Currículo recomendado para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Isto porque
a arte, quando articulada com outras áreas, permite uma aprendizagem significativa que, em certa
medida, intensifica simples tarefas como a observação e a reflexão.
A linguagem assume um papel principal em contexto de sala de aula, uma vez que se
espera ver mobilizada e bem utilizada em todas as conquistas feitas pelos alunos. A arte, quando
ligada ao desenvolvimento da linguagem matemática e competências literárias, permite uma
aprendizagem constante, discussão e argumentação que são transversais a todo o 1.º Ciclo. The purpose of the presented project is to show, from the educational point of view, the importance that the teaching through the art might have in the 1st cycle of basic education, as students should have time to enjoy, percept and reflect about learning. Knowing the relevance that art has in the student’s basic education, there was the need to show this interest, which was analysed from a methodological point of view and quite reflected and evaluated. Several skills were worked with this project, among which we point out: creativity, imagination, reasoning ability, critical thinking, knowledge of the world and mathematical and literacy skills. With this project were articulated knowledge in particular from all content areas, present in the curriculum recommended for the 1st cycle of basic education. This is because the art when combined with other areas, allows a meaningful learning that, in some measure, intensifies simple tasks like observation and reflection. Language plays a major role in the context of the classroom, as it is expected to see mobilized and well used in all the achievements made by students. Art, when linked to the development of mathematical language and literary skills, allows a constant learning, discussion and argumentation that are transversal to all the 1st cycle. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43313 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Isabel Freitas Gomes..pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |