Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43235
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Sílvia | por |
dc.contributor.author | Sucesso, Edina de Paula Bom | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-02T15:55:48Z | - |
dc.date.available | 2016-12-02T15:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/43235 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação). | por |
dc.description.abstract | A emergência e consolidação progressiva da Psicologia Positiva, com ênfase no desenvolvimento e nos aspectos positivos do ser humano, abriu portas para um novo olhar sobre as pessoas, seus relacionamentos e suas perspetivas de vida e carreira. Esse movimento impulsionou a investigação e a emergência de modelos teóricos que procuram explicar a excelência profissional. Especificamente sobre excelência profissional, a investigação destaca a dotação, o talento e o processo de desenvolvimento, moderado por catalizadores intrapesssoais e catalizadores do contexto. Numa síntese, vários constructos psicológicos, como a inteligência, a personalidade, a criatividade e os interesses, surgem como variáveis pessoais decisivas para a expertise. Em termos de processo de desenvolvimento, os autores destacam o papel da paixão, do perfeccionismo, da motivação e das estratégias de coping na excelência profissional, como também da autoeficácia, do otimismo, da esperança e da resiliência no ajustamento da pessoa ao trabalho. O nosso estudo teve como objetivo geral identificar as percepções dos participantes sobre variáveis pessoais e contextuais que contribuíram para o seu sucesso profissional e analisar sinais de sabedoria associados ao bem-estar social e às estratégias para lidar com dificuldades na trajetória profissional. Para tal, recorremos a dois estilistas e dois médicos brasileiros, dois homens e duas mulheres, reconhecidos pela sua expertise nos seuss domínios de atuação. Utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestrutura, incluindo perguntas sobre variáveis pessoais e contextuais para conhecer a percepção dos sujeitos sobre os determinantes da emergência e manutenção da sua excelência profissional. Dentre os principais resultados obtidos, destacamos a interação dos fatores cognitivos, motivacionais e da personalidade, nomeadamente na forma como os participantes lidam com os desafios enfrentados, evidenciando autodeterminação, esforço e energia no trabalho e motivação para a progressão contínua. O processo de desenvolvimento da excelência destes participantes resultou, ainda, da potencialização dos seus talentos e da valorização das oportunidades patrocinadas pelos seus contextos de formação e atuação. Finalizamos apresentando as limitações do nosso estudo e suas prováveis contribuições, e sugerimos pistas para o desenvolvimento da investigação na excelência. | por |
dc.description.abstract | The rise and progressive consolidation of Positive Psychology, with an emphasis on development and positive aspects of human beings, opened the doors to a new way to investigate people, their relationships and their perspectives on life and career. This promoted research and the emergence of theoretical models that aim to explain professional excellence. Specifically, on professional excellence, the research highlights aptitude, talent and the development process, moderated by intrapersonal and context catalysts. In short, several psychological constructs, like intelligence, personality, creativity and interests, emerge as decisive personal variables to expertise. In terms of development process, the authors note the role of passion, perfectionism, motivation and coping strategies in professional excellence, as well as self-efficacy, optimism, hope, and resilience in the adjustment of a person to work. Our study's general aim was to identify the perception of participants about personal and contextual variables that contributed to their professional success and to analyze signs of wisdom associated to social well-being and to strategies to cope with difficulties in their professional trajectory. In that aim, we researched two stylists and two physicians from Brazil, two men and two women, recognized by their expertise in their field of action. We used as research tools the semi structured interview, including questions about personal and contextual variables of their professional excellence. Among the main results obtained, we note the interaction of cognitive, motivational and personality factors, namely the way in which participants deal with challenges, evidencing self-determination, effort and energy at work and motivation for continuous progress. The process of development of excellence of these participants also resulted in the increased potential of their talents and the valorization of the opportunities offered by their formative and action contexts. We conclude presenting the limitations of our study and its probable contributions, and suggesting clues for the development of investigation in excellence. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Excelência | por |
dc.subject | Sabedoria | por |
dc.subject | Variáveis psicológicas | por |
dc.subject | Variáveis contextuais | por |
dc.subject | Excellence | por |
dc.subject | Wisdom | por |
dc.subject | Psychological variables | por |
dc.subject | Contextual variables | por |
dc.title | Trajetórias de excelência profissional: estudo qualitativo com médicos e estilistas | por |
dc.type | doctoralThesis | eng |
dc.identifier.tid | 101405391 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edina de Paula Bom Sucesso.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |