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https://hdl.handle.net/1822/42910
Título: | O papel dos festivais de cinema portugueses na atração de turistas |
Outro(s) título(s): | The role of portuguese film festivals in the attraction of tourists |
Autor(es): | Almeida, Carlos Alberto Calheiros da Silva |
Orientador(es): | Eiriz, Vasco |
Palavras-chave: | Eventos Festivais Festivais de cinema Turismo Atrativo turístico Estratégias de marketing Marketing mix Events Festivals Film festivals Tourism Tourist attraction Marketing strategies |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A presente pesquisa tem como foco o papel dos festivais de cinema portugueses na
atração de turistas, tendo por isso como seu principal objetivo estudar o impacto deste
tipo de eventos na atração de pessoas que não residem na região onde o festival é
realizado. De forma a guiar a investigação, foram delineados dois objetivos secundários:
i) aferir o potencial dos festivais de cinema como atrativo turístico; e ii) analisar
estratégias a nível de marketing mix usadas pelos festivais de cinema, de forma a
identificar quais as estratégias e mecanismos usados especificamente para atrair turistas
para os festivais. Para cumprir os objetivos traçados foi escolhida uma metodologia
qualitativa, sendo a recolha de dados efetuada através de entrevistas semiestruturadas.
Ao todo foram realizadas doze entrevistas, oito a pessoas das organizações dos festivais
de cinema presentes na amostra, e quatro a pessoas dos municípios onde alguns destes
festivais são realizados. Chegou-se à conclusão que os festivais de cinema têm potencial
para ser usados como atrativo turístico, sendo muitas vezes úteis como ferramenta de
dinamização regional, quer pelos impactos diretos que o turismo associado a este tipo
de certame acarreta para uma comunidade, quer por impactos de natureza mais indireta
como os benefícios culturais, ou mesmo a promoção e divulgação da região onde estes
são realizados, atuando assim como sua marca. Quanto às estratégias de marketing,
constatou-se que todas as variáveis do marketing mix analisadas são tidas em
consideração pelas organizações dos festivais, tendo sido identificadas estratégias
específicas para atrair turistas bem como a sua importância: estratégias a nível de
produto, programação e pessoas são essenciais para garantir a qualidade do festival e
consequente maior interesse em participar por parte de turistas; a nível de comunicação
importantes para dar a conhecer o festival a pessoas que não residam na região; a nível
de lugar para dar a conhecer a região onde é realizado e toda a sua oferta turística a
quem vem de fora; e mecanismos a nível de distribuição, preço e parcerias importantes
sobretudo na atenuação de custos para os turistas que queiram participar. This research is focused on the role of Portuguese film festivals in the attraction of tourists, thus having the main objective of studying the impact of these types of events in the attraction of people who do not reside in the region where the festival is held. To guide the research, two secondary objectives were outlined: i) evaluate the potential of film festivals as a tourist attraction; and ii) analyze marketing mix strategies used by film festivals, in order to identify which strategies and mechanisms are used specifically to attract tourists to the festivals. Regarding methodology, a qualitative approach was chosen to meet the proposed objectives. The data collection method used was semistructured interviews, twelve being held in total: eight of them with people who work for film festivals, and four with people who work for the municipalities where some of the festivals are held. It was concluded that film festivals have indeed the potential to be used as tourist attractions, being sometimes used as a driver for regional development, due to the direct impacts that the tourism associated with these types of events can have in a local community, as well as more indirect impacts, such as cultural benefits or even the promotion and divulgation of the region where these events are held in, thus acting as its brand. As for the marketing strategies, it was concluded that all the marketing mix variables analyzed are taken into consideration by film festivals. Some specific strategies and mechanisms to attract tourists were also identified, as well as their importance: strategies included in product, program and people are essential to guarantee the festival quality and consequent increased interest to participate by tourists; communication strategies important to let the people who do not reside in the region know about the festival; strategies about place to show the tourists the region where the festival is held and introduce them to all its tourist offer; and mechanisms regarding distribution, price and partnerships vital mostly due to the attenuation of tourists’ costs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42910 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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