Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42674
Título: | O confronto com o exercício da parentalidade e a (in)capacitação parental |
Autor(es): | Martins, Cristina Araújo |
Palavras-chave: | Responsabilidades parentais Adaptação Qualidade de vida |
Data: | 2016 |
Editora: | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E) |
Revista: | Revista de Enfermagem Referência |
Resumo(s): | Este estudo procurou compreender a experiência de transição para o exercício da parentalidade durante os primeiros 6 meses de vida da criança, com a finalidade de poder contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à família nesta transição. Foi realizado com recurso ao referencial metodológico da Grounded Theory, com a participação de cinco pais e cinco mães (casais); recolha de dados efetuada no domicílio dos participantes, nos primeiros dias do 1º, 4º e 6º mês de vida da criança, através de entrevistas semiestruturadas (total de 60 entrevistas). Os resultados explanam a descoberta do exercício da parentalidade pelos pais, ao serem confrontados com mudanças e perdas que transtornam a sua vida e os surpreendem. Desafiam os enfermeiros a centrarem o foco da sua intervenção nas estratégias adaptativas parentais que podem ser adotadas para diminuir o impacto desta transição, numa perspetiva antecipatória. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42674 |
ISSN: | 2182-2883 0874-0283 |
Versão da editora: | www.esenfc.pt/pt/page/100004028 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O confronto com o exercício da parentalidade e a (in)capacitação parental.pdf | V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua oficial portuguesa. 7-8 Junho 2016 | 189,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |