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https://hdl.handle.net/1822/42670
Título: | Sobre a educação cultural e ético-política dos professores |
Outro(s) título(s): | On cultural and ethical-political education of teachers |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Formação de professores Educação cultural Educação ético-política Paulo Freire Teachers training Cultural education Ethical-political education |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
Revista: | Educar em Revista |
Citação: | LIMA, L. C. (2016). Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista, nº 61 pp. 143-156. |
Resumo(s): | A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominada
pela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, na
performance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhado
a necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,
dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação também
têm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,
agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos para
a ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da sala
de aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produção
de evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentais
e os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores
são criticados com base na importância de uma educação cultural e
ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos
como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas
para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática
e crítica. De acordo com a perspectiva freiriana, as possíveis contribuições
resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores
profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica
e profissional com educação política, sonho e utopia. The training of teachers as professional educators has been dominated by instrumental reason. Education policies based on managerialism, competitive school performance, evaluation standards and vocationalism have been stressing the need for a new type of teacher: a highly rational teacher with a strong technical profile. Training institutions have also changed their education projects for the preparation of teachers, now much based on new technologies and practical instruments for didactic action, for evaluations of all kinds, for the micro-management of classrooms and the measurement by tests, using standards and producing empirical evidence of their work. These instrumental tendencies and the risks involved in the process of didactization of teachers’ education are criticized on the basis of the importance of a cultural and ethical-political education of teachers. The works by Paulo Freire have been chosen as the main source to reflect upon some of the basic demands for becoming a teacher according to a democratic and critical agenda. According to the Freirean perspective, the possible contributions resulting from an emancipatory and transformative education of professional educators will demand the capacity of combining technical, scientific and professional training with political education, dream and utopia. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42670 |
DOI: | 10.1590/0104-4060.46864 |
ISSN: | 0104-4060 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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