Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42515
Título: | O (pós) crítico na desconstrução curricular |
Outro(s) título(s): | The (post) critical theory in the curricular deconstruction El (pos) crítico en la deconstrucción del currículo |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto Sousa, Joana Raquel Faria |
Palavras-chave: | Teoria crítica Teoria pós-crítica Atitude crítica Estudos curriculares Critical theory Post-critical theory Critical attitude Curriculum studies La teoría crítica La teoría pos-crítica Crítica atctitud Los estudios curriculares |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Revista: | Revista Tempos e Espaços em Educação |
Resumo(s): | Como em todos os campos do conhecimento das ciências humanas e sociais, a educação tem sido confrontada com perspetivas epistemológicas ligadas à teorização crítica e com novas discussões introduzidas pelas análises pós. Entende-se, neste artigo, que, em termos conceptuais, as teorias crítica e pós-crítica existem numa multiplicidade de abordagens e que as suas diferenças se inscrevem em redes conceptuais de discursos e práticas que têm aspetos em comum, mesmo que, por vezes, pareçam antagónicas. Atualmente, nos estudos curriculares, a sua discussão tende a fazer-se em torno do conhecimento num quadro de políticas curriculares distintas, umas orientadas pelo legado universal das disciplinas, outras baseadas em argumentos que valorizam a subjetividade. As in all human and social sciences fields in education the knowledge has been confronted with epistemological perspectives that are related to the critical theory with further discussions introduced by the post analysis. In this article it is assumed that the conceptualization of critical theory and/or post-critical theory are embedded in a multiplicity of approaches with differences that are shared by conceptual discourses and practices network, even if it sometimes seems to be antagonist. In this context the curriculum studies discussion tends to focus on knowledge reflecting the universal legacy of disciplines, some of them based on arguments that value subjectivity. Como en todos los campos de conocimiento de ciencias humanas y sociales, la educación ha sido enfrentada con perspectivas epistemológicas relacionadas con la teoría crítica, con remotas discusiones introducidas por los análisis del post. Se entiende, en este artículo, que en términos conceptuales, en la teoría crítica y/o pos-crítica hay una multiplicidad de enfoques y que sus diferencias son parte de redes conceptuales que tienen varios aspectos en común, mismo que, algunas veces lo parezcan antagónicas. La discusión de los estudios curriculares se tiende a hacer alrededor del conocimiento, unos orientados por el legado universal de disciplinas, otros basados en argumentos que valoran la subjetividad. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42515 |
DOI: | 10.20952/revtee.2016vl9iss17pp65-74 |
ISSN: | 1983-6597 2358-1425 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O (pós) crítico na Desconstrução Curricular.pdf | 458,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |