Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42471

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Teresa Filipa Ferreirapor
dc.contributor.authorPrecioso, Josépor
dc.date.accessioned2016-09-07T08:47:22Z-
dc.date.available2016-09-07T08:47:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLopes, T. & Precioso, J. (2015). Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia? Interacções 2015; 39: 296-308.por
dc.identifier.issn1646-2335-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42471-
dc.description.abstractO exame nacional de Biologia e Geologia (BG) tem grande repercussão na vida de professores, alunos e pais porque regula as práticas letivas dos primeiros e condiciona o futuro dos segundos. Mas, os resultados neste exame revelam um cenário problemático de insucesso. Em 2012/2013, a média nacional dos alunos internos na 1.ª fase foi de 8,4 valores e a taxa de reprovação foi de 65%. Objetivos: Averiguar as perceções dos professores, corretores e não corretores, sobre as causas de insucesso na aprendizagem e na avaliação externa de BG e as medidas sugeridas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG; confrontar as opiniões de professores corretores e não corretores. Metodologia: Recolheram-se dados através de entrevista semi-dirigida realizada a oito professores do concelho de Guimarães. Resultados: Os professores atribuem o insucesso dos alunos na disciplina e no exame a causas externas a eles próprios relacionadas com as dificuldades dos alunos, com as características do exame ou com fatores inerentes ao sistema. Sugerem medidas promotoras de sucesso na disciplina e no exame de BG relacionadas com o trabalho dos alunos, outras a adotar por eles próprios (exploração de fontes de informação diversificadas; promoção de ensino focado no “treino” para o exame) e outras relacionadas com as determinações do ministério (diminuição do programa; correção dos aspetos que acrescentam dificuldade ao exame). Enquanto os docentes corretores pensam que o problema do insucesso reside no deficiente trabalho e dificuldades dos alunos, os não corretores entendem que se deve à extensão exagerada do programa e ao grau de dificuldade do exame.por
dc.description.abstractThe national examination of Biology and Geology (BG) has great influence in the lives of teachers, students and parents because it regulates the practices of the first and conditions the future of the latter. But the outcomes of this examination reveal a problematic scenario of failure. In 2012/2013, the national average was 8.4 values and the failure rate was 65%. Objectives: To investigate the perceptions of teachers about the causes of the failure in learning the subject and in the external assessment and the measures suggested to promote success in learning and in external evaluation; confront the perceptions of the teachers who correct the exam and those who don’t. Methodology: Data were collected through a semi-structured interview to eight teachers in the municipality of Guimarães. Results: Teachers attribute the pupils failure in learning and in the exam to external causes to themselves related to students' difficulties, to the characteristics of the examination or to factors inherent in the system. They suggest measures to promote success related with the students' work, others to adopt by themselves (exploiting diversified sources of information; the promotion of teaching focused on "training" for the exam) and other related with the determinations from the Department of Education (the reduction of the program; correcting aspects that add difficulty to the exam). While teachers who correct the exam think that the failure problem lies in the poor work and students' difficulties, the teachers who don’t correct the exam understand that the problem is due to the overextension of the program and the high difficulty of the exam.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectBiologia e geologiapor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectExamespor
dc.subjectBiology and geologypor
dc.subjectScience educationpor
dc.subjectExternal assessmentpor
dc.subjectExamspor
dc.titlePerceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologiapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8739/6298por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage296por
oaire.citationEndPage308por
oaire.citationIssue39por
oaire.citationTitleInteracçõespor
oaire.citationVolume11por
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
sdum.journalInteracçõespor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perceção Professores 8739-24722-1-PB.pdf198,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID