Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42422

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveirapor
dc.contributor.authorTomanik, Eduardo Augustopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2016-09-05T08:01:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJúnior, C.A.M., Tomanik, E.A. & Carvalho, G.S. (2016). Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16 (2), 237-256.por
dc.identifier.issn1984-2686-
dc.identifier.issn1806-5104-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42422-
dc.description.abstractA formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.por
dc.description.abstractThe elementary school teachers’ training is deficient in relation to scientific knowledge about the environment. Therefore, in this study we aimed at understanding (i) how the process of external didactic transposition from the “scientific knowledge” to “knowledge to be taught” occurred when performed by PhD researchers from the PEA-UEM (Postgraduation in Ecology of Continental Aquatic Environments, of the State University of Maringá); and (ii) how the process of internal didactic transposition from the “knowledge to be taught” to taught knowledge” was addressed to the elementary school teachers of Maringá municipality, enrolled in a continuing education program. The results indicated that the training course on the regional environment fostered great interest and participation of teachers in the continued education program. The training course was effective for both external and internal didactic transposition, although the latter showed that the teachers’ textualization better targeted their scientific needs but did not promote the wider scope of the sociocultural context of the regional environment.por
dc.description.sponsorshipCAPES e Escritório de Cooperação Internacional (ECI-UEM).por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)por
dc.relationProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectSaber científicopor
dc.subjectSaber escolarpor
dc.subjectAmbiente regionalpor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.subjectScientific knowledgepor
dc.subjectSchool knowledgepor
dc.subjectRegional environmentpor
dc.titleAnálise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeAnalysis of didactic transposition of elementary school teachers’ continuing education about the environmental-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2716/2199por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage237por
oaire.citationEndPage256por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
oaire.citationVolume16por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RBPEC_TranspDidatica.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID