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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, António Joaquim Araújo depor
dc.contributor.advisorMarques, Nuno Filipe Pinto de Oliveirapor
dc.contributor.authorBatista, Ana Rita Machadopor
dc.date.accessioned2016-07-26T09:28:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42297-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractA presente dissertação debruça-se sobre a influência que as emoções tem no processo empreendedor. O empreendedorismo tem vindo a revelar-se uma área muito explorada pelos investigadores, devido ao desenvolvimento económico e social que este tem na sociedade. Contudo as emoções que possam ou não estar implícitas no processo empreendedor não tem sido um tema muito abordado. Os principais objetivos do estudo são analisar a influência das emoções (medo, confiança, paixão) na identificação da oportunidade e na sua implementação no decorrer do processo empreendedor; Apresentar hipóteses para o melhoramento do processo empreendedor. Foi dado um enfoque qualitativo através da realização de entrevistas a empreendedores de diferentes setores. Mas também quantitativo, utilizando para o efeito, um inquérito por questionário para a verificação macro dos resultados obtidos nas entrevistas, usando uma amostra por conveniência de 35 empreendedores. Os dados foram recolhidos em startup no norte do país, mas também em empresas com projetos inovadores. Os resultados obtidos revelam que a emoção mais presente no processo empreendedor é a confiança encontrando-se presente na identificação e na implementação da oportunidade. Também na identificação da oportunidade verificou-se a presença da paixão, sendo substancialmente menor na fase seguinte, a implementação do projeto. Em relação à emoção medo, esta tornou-se insignificante na única fase que foi estudada, a identificação da oportunidade. Os resultados obtidos apontam para uma grande confiança que os empreendedores tem na identificação e no desenvolvimento do projeto, assim como uma paixão inicial grande que vai diminuindo à medida que o projeto entra em criação. A falta da perceção efetiva do projeto pode ser a razão para a insignificância do medo. O surgimento de um empreendedor pode estar relacionado com as motivações que este tem para a criação do projeto. O trabalho realizado contribuiu assim para o aprofundamento do conhecimento das emoções presentes no empreendedor, principalmente em duas fases do processo empreendedor, bem como para o melhoramento deste mesmo processo.por
dc.description.abstractThe present dissertation is about the influence that the emotions have in the enterprising process. The entrepreneurship has been explored a lot by researchers due to the economical and social development that it has in society. However, the emotions that may be implicit in the enterprising process haven’t been approached so far. The main goals of the study are about analysing the influence of the emotions (fear, confidence, passion) in the identification of the opportunity and in its application throughout the enterprising process, presenting assumptions to improve the enterprising process. A quality emphasis was given throughout interviews to several entrepreneurs. It was also given a quantitative emphasis through a survey per quiz to the macro examination of the results given in the interviews, using a sample of 35 entrepreneurs. The data was collected in startup not only in the north of the country, but also in companies with innovative projects. The obtained results reveal that the most present emotion in the enterprising process is the confidence which is present in the identification and in the implementation of the opportunity. There was passion in the identification of the opportunity as well; however, it was less present in the next phase, the implementation of the project. As far as the fear is concerned, that was insignificant in the unique phase studied, the identification of the opportunity. The obtained results show not only the great confidence the entrepreneurs have in the identification and in the development of the project, but also a big starting passion that diminishes as the project starts. The lack of the effective perception of the project may be the reason for the insignificance of the fear. The appearance of an entrepreneur may be related to his/her motivations to the creation of a project. All in all, this work has contributed both to the deepening of the knowledge of the emotions present in the entrepreneur, mainly in two phases of the enterprising process, and to the improvement of this process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleEstudo da influência das emoções no processo empreendedorpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201213826por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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