Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42289
Título: | Promoting self-regulation and mathematics achievement: the role of a hypermedia application |
Outro(s) título(s): | Promoção da Autorregulação e rendimento em matemática: o papel de uma aplicação hipermédia |
Autor(es): | Vieira, Ana Isabel da Costa |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva |
Palavras-chave: | Hypermedia application Mathematics Self-regulated learning Mathematics achievement Self-efficacy Aplicação hipermédia Matemática Autorregulação da aprendizagem Rendimento em matemática Autoeficácia |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | The present study aimed to evaluate the efficacy of a hypermedia application in improving
students’ use of self-regulated learning strategies, self-efficacy in mathematics, and
mathematics achievement. A total of 2862 students and their 62 teachers participated in the
study. The study followed a pre-post design, with classes randomly assigned to three
treatment conditions. In the first group, the students learned the contents of a curricular unit
(i.e. Pythagorean Theorem) using a hypermedia application designed for the purposes of this
research; in the second group, students were made aware of the hypermedia application, did
not use it to learn the content, but were encouraged to use technology in class; and in the third
group, the students did not know about the existence of the application and classes were
taught without using technology. Pre-test results did not show differences among the
participating groups in prior knowledge, self-regulated learning, and self-efficacy. After the
intervention, the results showed the effectiveness of the hypermedia application to improve
mathematics achievement and self-regulated learning processes. The first group achieved a
significant increase in the dependent variables when compared to the other groups, and the
second group obtained better scores in the dependent variables relative to the third. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma aplicação hipermédia na promoção do uso de estratégias de autorregulação, na autoeficácia a matemática e no rendimento em matemática dos alunos. Um total de 2862 alunos e seus 62 professores participaram no estudo. O estudo seguiu um design pré e pós teste, com turmas divididas aleatoriamente por três condições de tratamento. No primeiro grupo, os alunos aprenderam o conteúdo da unidade curricular (i.e. Teorema de Pitágoras) utilizando a aplicação hipermédia projetada para o propósito do estudo; no segundo grupo, os alunos foram informados sobre a aplicação hipermédia, mas não a utilizaram para a aprendizagem do conteúdo; no terceiro grupo, os alunos não foram informados da existência da aplicação e as aulas eram lecionadas sem o uso de tecnologia. Os resultados do pré-teste não revelaram diferenças entre os grupos participantes no conhecimento prévio, aprendizagem autorregulada e autoeficácia. Após a intervenção, os resultados mostraram a eficácia da aplicação hipermédia na melhoria do desempenho académico e dos processos de autorregulação aprendizagem. O primeiro grupo apresentou uma subida significativa nas variáveis dependentes quando comparado com os outros grupos, e o segundo grupo obteu melhores resultados nas variáveis dependentes em relação ao terceiro. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42289 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel da Costa Vieira.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |