Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42289

TítuloPromoting self-regulation and mathematics achievement: the role of a hypermedia application
Outro(s) título(s)Promoção da Autorregulação e rendimento em matemática: o papel de uma aplicação hipermédia
Autor(es)Vieira, Ana Isabel da Costa
Orientador(es)Rosário, Pedro
Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva
Palavras-chaveHypermedia application
Mathematics
Self-regulated learning
Mathematics achievement
Self-efficacy
Aplicação hipermédia
Matemática
Autorregulação da aprendizagem
Rendimento em matemática
Autoeficácia
Data2016
Resumo(s)The present study aimed to evaluate the efficacy of a hypermedia application in improving students’ use of self-regulated learning strategies, self-efficacy in mathematics, and mathematics achievement. A total of 2862 students and their 62 teachers participated in the study. The study followed a pre-post design, with classes randomly assigned to three treatment conditions. In the first group, the students learned the contents of a curricular unit (i.e. Pythagorean Theorem) using a hypermedia application designed for the purposes of this research; in the second group, students were made aware of the hypermedia application, did not use it to learn the content, but were encouraged to use technology in class; and in the third group, the students did not know about the existence of the application and classes were taught without using technology. Pre-test results did not show differences among the participating groups in prior knowledge, self-regulated learning, and self-efficacy. After the intervention, the results showed the effectiveness of the hypermedia application to improve mathematics achievement and self-regulated learning processes. The first group achieved a significant increase in the dependent variables when compared to the other groups, and the second group obtained better scores in the dependent variables relative to the third.
O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de uma aplicação hipermédia na promoção do uso de estratégias de autorregulação, na autoeficácia a matemática e no rendimento em matemática dos alunos. Um total de 2862 alunos e seus 62 professores participaram no estudo. O estudo seguiu um design pré e pós teste, com turmas divididas aleatoriamente por três condições de tratamento. No primeiro grupo, os alunos aprenderam o conteúdo da unidade curricular (i.e. Teorema de Pitágoras) utilizando a aplicação hipermédia projetada para o propósito do estudo; no segundo grupo, os alunos foram informados sobre a aplicação hipermédia, mas não a utilizaram para a aprendizagem do conteúdo; no terceiro grupo, os alunos não foram informados da existência da aplicação e as aulas eram lecionadas sem o uso de tecnologia. Os resultados do pré-teste não revelaram diferenças entre os grupos participantes no conhecimento prévio, aprendizagem autorregulada e autoeficácia. Após a intervenção, os resultados mostraram a eficácia da aplicação hipermédia na melhoria do desempenho académico e dos processos de autorregulação aprendizagem. O primeiro grupo apresentou uma subida significativa nas variáveis dependentes quando comparado com os outros grupos, e o segundo grupo obteu melhores resultados nas variáveis dependentes em relação ao terceiro.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42289
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel da Costa Vieira.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID