Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42216

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEiriz, Vascopor
dc.contributor.authorLeite, Filipe Corrêa de Nápoles Pintopor
dc.date.accessioned2016-07-12T15:07:01Z-
dc.date.available2016-07-12T15:07:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42216-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégiapor
dc.description.abstractEsta dissertação é dedicada ao tema da distribuição digital de música e o impacto que esta teve na indústria musical, sendo o seu problema de pesquisa compreender o que mudou na indústria musical a partir do momento em que a música passou a ser distribuída digitalmente. Para delimitar o problema e guiar a investigação foram propostos quatro objetivos que visam compreender o efeito que a digitalização da música teve: i) na rede de relações da rede de valor da indústria musical; ii) nos modelos de negócio dos artistas e das editoras, iii) nas relações entre artistas e consumidores; e iv) na indústria da música ao vivo. Para atingir esses objetivos optou-se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa sendo que os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas doze entrevistas a treze pessoas ligadas à indústria musical. As entrevistadas foram gravadas em formato áudio e posteriormente transcritas, tendo sido depois os dados tratados através da técnica da análise de conteúdo. Foi possível concluir que a distribuição digital alterou de forma profunda a estrutura da indústria musical, tendo existido uma evidente perda de poder das editoras face ao poder dos outros atores que compõem a indústria. Também se concluiu que, tanto as editoras como os artistas diversificaram as suas funções em resposta ao decréscimo da venda de música em formato físico, o que foi possível não só devido à digitalização da música e dos respetivos canais de distribuição, mas também dos meios de produção de forma geral. As mudanças estudadas mostraram também que a relação entre o artista e consumidor se estreitou. No que diz respeito à música ao vivo, foi possível verificar que o mercado cresceu devido a vários fatores: a digitalização do mercado da música que facilitou o acesso dos músicos aos consumidores e dos consumidores à música; o surgimento de uma “cultura dos festivais” nos consumidores mais jovens; e o grande interesse de marcas patrocinadoras em associarem-se a este mercado da música.por
dc.description.abstractThis dissertation is about the music digital distribution and the impact that it had on the music industry. The aim of this work is to understand the changes in the music industry since it started to be distributed digitally. To delineate the problem and guide the investigation, four objectives were proposed. They aim to understand the effect of music digitalization in several areas of the music industry, namely: i) in the relationship network of the value network of music industry; ii) in the business models of the artists and labels; iii) in the relationship between artists and consumers; iv) as well to understand how the new music distribution models affected the live music industry. To accomplish these objectives a qualitative research was performed, with data being collected by semi-structured interviews. Twelve interviews to people connected to the music industry were made. These interviews were recorded in audio format and then transcribed. Then, the collected data was analyzed by the content analysis method. It was possible to conclude that the digital distribution changed significantly the structure of the music industry, resulting in a loss of power of the labels face to other music industry elements. It was also concluded that both labels and artists had diversified their roles in response to the sales decline of music in physical supports. This was a consequence of the digitalization of music itself and its distribution channels, but also due of the digitalization of music production. The studied changes also show the straightened of the relationships between the artist and the final consumer. Concerning the present growing of the live music market, it was possible to conclude that it was caused by several factors, namely: the digitization of the music market made music more accessible to consumers, and also created a broader platform for artists to reach their target consumers; the emergence of a "festival culture" in the younger consumers; and the increasing interest of brands with activities not related to the music market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDistribuição digitalpor
dc.subjectComunicação digitalpor
dc.subjectIndústria musicalpor
dc.subjectModelo de negóciopor
dc.subjectRede de valorpor
dc.subjectDigital distributionpor
dc.subjectDigital promotionpor
dc.subjectMusic industrypor
dc.subjectBusiness modelpor
dc.subjectValue networkpor
dc.titleDistribuição digital e modelos de negócio na indústria da músicapor
dc.title.alternativeDigital distribution and business models in the music industrypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201206749por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipe Corrêa de Nápoles Pinto Leite.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID