Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41955
Título: | Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática |
Autor(es): | Viseu, Floriano Gomes, Alexandra Menezes, Luís Martins, Paula Mendes |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Prova matemática Programas escolares Conceções de professores |
Data: | 5-Mai-2015 |
Resumo(s): | A prova desempenha um papel fundamental na construção do saber matemático, razão pela qual adquire relevância nos atuais programas portugueses do ensino básico. Como as conceções que os professores detêm sobre a prova influenciam a forma como ela é tratada em sala de aula, procuramos averiguar as conceções de professores sobre diferentes aspetos da prova. Adotando uma abordagem quantitativa, recolhemos os dados através de um questionário. Para os professores, a prova matemática é distinta de procedimentos experimentais usados noutras áreas do conhecimento e tem como função verificar e explicar a veracidade de uma afirmação. As provas geométrica e analítica são as mais trabalhadas. Ainda que considerem a prova difícil para os alunos, reconhecem que desenvolve o raciocínio e a comunicação matemática, bem como a compreensão de conceitos matemáticos. Em termos curriculares, concordam com a presença da prova logo nos primeiros anos mas privilegiam a intuição matemática sobre a prova. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41955 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática.pdf | 524,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |